Folha de S. Paulo


Ricardo Oliveira perde pênalti, mas Santos vence e deixa Vasco na lanterna

Veja vídeo

O Santos entrou em campo embalado pela invencibilidade de três jogos no Campeonato Brasileiro e confirmou a boa fase ao bater o Vasco por 1 a 0, na Vila Belmiro, em partida válida pela 18ª rodada da competição. Esta foi a 500ª vitória santista em jogos do Nacional.

O jogo começou após ato simbólico de protesto por parte do quarteto de arbitragem. A categoria discorda do veto por parte do Executivo ao item da MP 671 (Medida Provisória do Futebol) que previa direito aos árbitros de terem um repasse de 0,5% do valor referente ao direito de arena.

Com a bola rolando, o time comandado por Dorival Júnior pressionou a saída de bola vascaína desde o minuto inicial e teve inúmeras oportunidades para abrir o placar, principalmente na primeira etapa com o trio de ataque formado por Ricardo Oliveira, Gabriel e Geuvânio, mas as finalizações pararam em defesas do goleiro Martín Silva.

No segundo tempo, o Santos repetiu o expediente, sempre marcando no campo do Vasco. Em uma cobrança de falta de Victor Ferraz da entrada da área, a bola encobriu a barreira e entrou no canto esquerdo do gol vascaíno, sem chances para o goleiro Martín Silva, aos 3 min.

Ricardo Oliveira ainda teve a chance de ampliar em cobrança de pênalti sofrido por Lucas Lima, mas o artilheiro bateu fraco no canto esquerdo e Martín Silva espalmou.

Com os três pontos conquistados nessa noite, os santistas chegam a 23 na competição. Já os vascaínos se mantém com 13 pontos, mas estão agora na lanterna no Brasileiro.

Na 19ª rodada, a última do primeiro turno, tanto o Santos quanto o Vasco jogam no sábado (15), às 18h30. O time paulista viaja a Curitiba para enfrentar o Atlético-PR, na Arena da Baixada, enquanto a equipe carioca recebe o Coritiba, no Maracanã, sem Rafael Silva, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e Guiñazu, expulso de campo na Vila.

O JOGO

A bola rolou e já no primeiro ataque o Santos quase abriu o placar. Victor Ferraz foi à linha de fundo e cruzou para cabeceio forte de Ricardo Oliveira. O goleiro Martín Silva fez ótima defesa e impediu o gol santista.

Ricardo Oliveira teve nova oportunidade para abrir o placar aos 14 min. O camisa 9 recebeu passe de Geuvânio, mas finalizou muito alto e perdeu a chance.

O Santos voltou a chegar com muito perigo ao gol vascaíno aos 25 min. Gabriel lançou Ricardo Oliveira nas costas de Jomar, mas o atacante tentou fintar Martín Silva e finalizou para fora.

A primeira chegada com perigo do Vasco foi com o atacante Riascos, aos 32 min, quando arriscou um chute da entrada da área. A bola passou muito perto da trave esquerda de Vanderlei.

A resposta santista foi com o atacante Gabriel, aos 35 min, quando recebeu na área e chutou forte no canto esquerdo. Martín Silva saltou para espalmar.

O Santos ainda teve duas oportunidades para abrir o marcador, primeiro com Geuvânio e depois com Gustavo Henrique, mas Martín Silva defendeu bem. Ricardo Oliveira, em posição irregular, até conseguiu balançar a rede aos 44 min, mas o árbitro assinalou o impedimento.

O Santos voltou para a segunda etapa repetindo a marcação adiantada e, em cobrança de falta da entrada da área, Victor Ferraz bateu por cima da barreira e marcou o primeiro gol do jogo, logo aos 3 min.

O time carioca quase empatou com o zagueiro Jomar, aos 11 min. O camisa 4 recebeu na área e bateu no canto esquerdo. Vanderlei se esticou todo e evitou o gol vascaíno.

Em rápido contra-ataque santista, Lucas Lima foi derrubado por Guiñazu dentro da área. Ricardo Oliveira cobrou fraco o pênalti e Martín Silva defendeu.


Endereço da página:

Links no texto: