Folha de S. Paulo


Nuzman critica comentário feito por construtor da Vila dos Atletas

O presidente do comitê organizador da Olimpíada de 2016, Carlos Arthur Nuzman, criticou nesta quarta-feira (12) o empresário Carlos Carvalho, dono da construtora da Vila dos Atletas.

Em entrevista à BBC Brasil, Carvalho afirmou que a Vila, um condomínio explorado por sua empresa, Carvalho Hosken, não é lugar para pobres.

"Sou radicalmente contra o que ele disse. Os Jogos são para todos. É justamente para dar integração social. Lamento ele ter dito isso. É uma pena que uma pessoa da idade dele tenha se colocado desta forma", disse Nuzman, durante coletiva de imprensa da comissão de coordenação do COI para os Jogos de 2016.

A Carvalho Hosken é responsável pela construção da Vila dos Atletas e faz parte do consórcio que vai explorar o Parque Olímpico. Participará, assim, da construção de cerca de cem prédios na Barra.

Daniel Marenco/Fohapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 12-11-2014, 12h00: Retrato do empresario Carlos Fernando de Carvalho, 90, proprietario da construtora e imobiliaria Carvalho Hosken, nas obras do condomínio
Carlos Carvalho Hosken na obra da Vila dos Atletas, no Rio

"Para botar tubulação de água e de luz há um custo alto, e quem mora paga. Como é que você vai botar o pobre ali? Ele tem que morar perto porque presta serviço e ganha dinheiro com quem pode, mas você só deve botar ali quem pode, senão você estraga tudo, joga o dinheiro fora", disse Carvalho à "BBC Brasil".

A favela Vila Autódromo está sendo removida para a construção de um acesso viário ao Parque Olímpico. Restam cerca de cem casas onde antes havia aproximadamente 400.

"Não posso acreditar que Carlos Carvalho tenha dito isso", disse Nuzman.


Endereço da página:

Links no texto: