Folha de S. Paulo


Dirigente que ajudou o COI vai liderar processo de reforma na Fifa

Fabrice Coffrini - 3.jul.2013/AFP
François Carrard, que vai conduzir o processo de reforma da Fifa
François Carrard, que vai conduzir o processo de reforma da Fifa

A Fifa anunciou nesta terça-feira (11) que o suíço François Carrard, ex-diretor-geral do COI (Comitê Olímpico Internacional), vai conduzir o processo de reforma da Fifa.

O advogado de 77 anos liderou as reformas do COI logo depois da polêmica escolha de Salt Lake City, nos Estados Unidos, como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.

Em 1998, dirigentes do COI foram acusados de aceitarem subornos para garantir que a cidade americana, no Estado de Utah, sediasse a competição.

A nomeação de Carrard foi tomada após uma consulta com as seis confederações de futebol. Cada uma delas indicou dois representantes.

"É vital para o futuro do futebol restaurar a integridade e reputação do seu órgão de gestão. Como presidente independente, eu me comprometo a entregar o pacote necessário de reformas credíveis, trabalhando com representantes de dentro do futebol e da sociedade", disse Carrard.

"Vou criar um conselho de consulta independente, constituído por representantes de fora do futebol, para apoiar o trabalho da comissão e fornecer uma camada adicional de peritos", afirmou o suíço em nota divulgada pela Fifa.

Carrard foi diretor-geral do COI de 1989 a 2003 e é parceiro do escritório de advocacia Carrard & Associés, que é especializado em leis corporativas, bancos, finanças e direitos do esporte.

Atualmente, ele é diretor da Olympic Broadcasting Services, que é responsável pelas transmissões dos Jogos Olímpicos, e da IOC Television & Marketing Services SA, que trabalha para a implementação de estratégias comerciais e de marketing do COI. Carrard trabalha ainda para outras duas empresas.

A Fifa passa por um momento de transformação depois dos escândalos de corrupção, que culminaram até na prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e a renúncia do atual presidente da entidade, Joseph Blatter.

Uma nova eleição será feita no dia 26 de fevereiro de 2016, em Zurique, na Suíça. O francês Michel Platini e o sul-coreano Chung Mong-joon, acionista majoritário da Hyundai, já confirmaram a intenção de se candidatar ao cargo.

"Nós acreditamos que Carrard é a pessoa certa para conduzir este processo de reforma como um presidente independente com um histórico comprovado em reformas de governança. Estamos confiantes de que ele possa ajudar a Fifa a reforçar as suas estruturas de governança de uma forma credível e significativa", afirmou Blatter.


Endereço da página:

Links no texto: