Folha de S. Paulo


Federação confirma basquete brasileiro na Olimpíada do Rio-2016

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) assegurou as seleções masculina e feminina da modalidade do Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

A decisão anunciada neste domingo (9) veio após a reunião do Comitê Central da federação em Tóquio, no Japão. As seleções nacionais correram o risco de perder suas vagas automáticas de país-sede na competição por causa de uma dívida da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) com a Fiba, por volta de US$ 700 mil (mais de R$ 2 milhões).

Este montante era referente ao convite para que a seleção masculina disputasse a Copa do Mundo de 2014, na Espanha –o time não conseguiu a vaga pelos classificatórios, e só participou do Mundial por meio de um wild card.

Em nota oficial, a Fiba informou que só garantiu o Brasil na Rio-2016 mediante o pagamento da dívida. Caso contrário, as seleções masculina e feminina teriam de obter vagas por meio dos Pré-Olímpicos.

A CBB, ajudada por seus parceiros e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), se comprometeu de maneira firme a pagar este débito, escreveu a Fiba na nota.

A entidade também mencionou que levou em consideração para a decisão a longa tradição do Brasil no basquete, e o fato da CBB garantir que levará seus melhores jogadores à Rio-2016.


Endereço da página:

Links no texto: