Folha de S. Paulo


Qualidade da água estará em pauta na visita ao Rio, diz presidente do COI

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, afirmou nesta segunda-feira (3) que a qualidade da água da Baía de Guanabara, da praia de Copacabana e da Lagoa Rodrigo de Freitas estará na pauta durante sua visita ao Rio de Janeiro.

Bach embarca nesta segunda ao Rio para participar das celebrações que marcam a contagem regressiva de um ano para os Jogos, em 5 de agosto, e disse que a questão da poluição seria discutida com os organizadores dos Jogos Rio 2016.

De acordo com levantamento divulgado na semana passada pela agência Associated Press, a água aponta riscos de doenças transmitidas por vírus, como problemas estomacais e respiratórios.

"É claro que este será um tema, sempre é um tema. A poluição da água é um tópico. Você tem visto os testes em andamento, os testes da água estão a cargo das autoridades brasileiras", disse Bach a repórteres em Kuala Lumpur, na Malásia, no último dia de uma reunião do COI.

Ahmad Yusni/Efe
Thomas Bach, presidente do COI, durante entrevista na Malásia
Thomas Bach, presidente do COI, durante entrevista na Malásia

"Fomos informados por eles [as autoridades brasileiras] que os testes foram feitos em conformidade com as orientações da OMS [Organização Mundial de Saúde]", acrescentou Bach.

Autoridades dos Jogos do Rio já iniciaram os eventos-teste, incluindo vela etriatlo, enquanto são preparados os locais de competição para a primeira Olimpíada a ser realizada no continente sul-americano.

Quando o Rio apresentou sua candidatura à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade alardeou a despoluição e disse que iria reduzir em 80 por cento a quantidade de esgoto que flui para a baía. No entanto, as autoridades depois admitiram ser improvável cumprir a meta.


Endereço da página:

Links no texto: