Folha de S. Paulo


Com Dorival Jr., Gabriel ressurge e tem melhor momento no Santos

Davi Ribeiro /Fotoarena/Folhapress
O Santos encontra o Flamengo neste domingo (2), no Maracanã
O Santos encontra o Flamengo neste domingo (2), no Maracanã

O Santos é um dos três times do Campeonato Brasileiro que ainda não venceu como visitante, mas a expectativa para que quebre o tabu neste domingo (2) é alta graças à atual fase de Gabriel.

Titular diante do Flamengo, no Maracanã, o atacante de 18 anos vive o momento mais decisivo no Santos desde que foi promovido ao profissional em maio de 2013.

Ele fez cinco gols nos últimos quatro jogos e só não definiu a partida contra o Palmeiras, quando saiu de campo sem marcar, mas ainda assim como um dos poucos santistas elogiados pela atuação.

Durante o primeiro semestre desta temporada, Gabriel não havia feito nada que justificasse o uso da camisa 10 do Santos. Mas tudo mudou há três semanas, período que coincide com a chegada do técnico Dorival Júnior.

Quem acompanha Gabriel no dia a dia afirma que o jogador modificou a forma de atuar com o novo treinador.

Apontam um Gabriel mais tático, mais dedicado ao time e, por isso, mais decisivo.

"Os técnicos anteriores pegaram no pé dele e isso fez bem a ele. Um atacante que sai na frente tem condições de estar numa melhor situação que os zagueiros", disse Dorival na semana do jogo.

Os números de Gabriel com Dorival melhoraram. Aumentou o número de passes certos, diminuiu o número de errados, tem feitos gols.

Antes de Dorival, Gabriel tinha sido titular em 14 jogos, com quatro gols marcados. Em má fase, foi ignorado até na seleção que jogou o Mundial sub-20 na Nova Zelândia.

Até por isso, quem convive com ele diz que Gabriel está calmo. Não tem se empolgado e prefere trabalhar.

Ainda assim, os santistas veem nele a chance de quebrar o jejum como visitante, algo compartilhado somente com Sport e Joinville.

CASA CHEIA

O Flamengo é um adversário complicado para o Santos. O time ascendeu na tabela com duas vitórias nos dois últimos jogos e, no caso de derrota, será alcançado pelos santistas na classificação.

Hoje, os flamenguistas têm 19 pontos contra 16 dos rivais.

A força do Flamengo está em dois jogadores conhecidos pelo Santos: Emerson Sheik e Paolo Guerrero, ambos ex-Corinthians. Mas ainda outro fator: o Maracanã.

Mais de 45 mil ingressos foram vendidos para o duelo.

FLAMENGO

Victor; Pará, Wallace, Samir e Jorge; Cáceres, Canteros e Alan Patrick; Éverton, Emerson Sheik e Guerrero. T.: C. Borges

SANTOS

Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, Gustavo Henrique e Zeca; Paulo Ricardo e Renato; Gabriel, Lucas Lima e Geuvânio; Ricardo Oliveira. T.: Dorival Júnior

Estádio: Maracanã /Árbitro: Anderson Daronco (RS) /Horário: 16h /Na TV: Band e Globo (para SP)


Endereço da página:

Links no texto: