Folha de S. Paulo


Brasileira leva ouro na maratona aquática em Mundial na Rússia

Hannibal Hanschke/Reuters
Ana Marcela Cunha comemora ouro no Mundial de esportes aquático, na Rússia
Ana Marcela Cunha comemora ouro no Mundial de esportes aquático, na Rússia

Ana Marcela Cunha, 23, provou neste sábado (1º) que o título de melhor maratonista aquática do mundo, concedido no final do ano passado, lhe é de direito.

Ela conquistou o ouro na prova dos 25 km no Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, e encerrou sua participação no evento com aproveitamento de 100%. A brasileira foi ao pódio em todas as três disputas nas quais concorreu.

"Estou muito feliz com meu desempenho no Mundial. Foi o melhor que já nadei", disse a brasileira.

A láurea deste sábado foi sua sexta medalha em Campeonatos Mundiais. O título veio após 5h13min47s3 de prova, à frente da húngara Anna Olasz, com quem travou batalha durante a maior parte das voltas do percurso –mas deixou para trás na última boia. A alemã Angela Maurer terminou com o bronze.

A baiana já havia sido campeã mundial da prova em 2011, em Xangai, na China. Em Kazan, ela foi ao pódio em todas as distâncias que disputou: nos 10 km (bronze) e 5 km por equipe (prata).

"Quatro anos atrás ganhei esta mesma prova em Xangai. Ser campeã mundial é importante, dá mais vontade de ganhar a prova em 2016. Agora é treinar bastante", finalizou.

O terceiro lugar nos 10 km, único evento da maratona aquática que faz parte do programa olímpico, classificou-a para os Jogos do Rio-2016 e a fez superar um trauma.

Na seletiva para Londres-2012, ela ficou na 11ª posição, e apenas as dez primeiras garantiam vaga na Olimpíada.

Além de Ana Marcela, Poliana Okimoto representará o Brasil na Rio-2016. O país será o único com duas atletas na disputa, que ocorrerá no dia 8 de agosto de 2016, em Copacabana, a partir das 8h.

Até o momento, o Brasil tem três pódios obtidos em Kazan –todos na maratona aquática e com Ana Marcela. As provas de natação têm início neste domingo (2), na Arena de Kazan, com eliminatórias às 3h30 e finais às 11h30 (de Brasília).


Endereço da página:

Links no texto: