Folha de S. Paulo


Com triatlo, Rio dá largada nos testes para a Olimpíada de 2016

A partir deste fim de semana, o Rio receberá uma série de eventos esportivos que servirão para testar as instalações que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos de 2016 -os chamados "eventos-teste".

Só em agosto serão seis competições desse tipo começando neste sábado e domingo (1º e 2), quando haverá o torneio qualificatório de triatlo olímpico e paraolímpico, no Forte de Copacabana.

A competição, que mistura provas de natação, ciclismo e corrida, acontecerá no mesmo percurso que será utilizado na Olimpíada em 2016.

O triatlo será disputado em meio a polêmica sobre a qualidade da água na região, que estaria imprópria para banho. Uma análise encomendada pela agência de notícias Associated Press encontrou níveis altos de vírus e bactérias de esgoto humano em locais de competição, inclusive na área de Copacabana em que será disputado o triatlo.

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio disse em nota, nesta sexta (31), que "tanto pelos parâmetros europeus como americanos, a qualidade da água está apta para a realização das provas".

Editoria de Arte/Folhapress

O evento servirá para testar tanto o percurso quanto aspectos da organização da prova, como a cerimônia de premiação, a locução e procedimentos antidoping e de divulgação de resultados.

Além disso, serão avaliadas as alterações no trânsito da região e a logística para o transporte de atletas.

A prova também funcionará como um treino intensivo para os triatletas, que poderão competir no mesmo percurso dos Jogos de 2016.

Os atletas que participarem da competição neste domingo (2), a partir das 9h, também estarão disputando um lugar na Rio-2016. Os três primeiros colocados nas provas masculina e feminina garantem vaga nos Jogos.

No sábado (1º), acontecem as provas de triatlo paraolímpico, que fará estreia no programa dos Jogos em 2016.

O público poderá acompanhar as provas de graça.

MAIS TESTES

Na próxima semana, haverá outros dois eventos-teste.

A partir de quarta (5), será disputado o Mundial Júnior de Remo na lagoa Rodrigo de Freitas, com ingressos à venda pelo site www.aquecerio.com/ingressos-vendas.

Na sexta (6), começa o Concurso Completo Internacional de Hipismo, no Complexo de Deodoro. A competição reúne provas de salto, adestramento e cross country.

O local também foi alvo de polêmica após suspeita da contaminação de cavalos do Exército pela zoonose mormo, que é contagiosa e fatal.

O governo diz que isolou o o local onde estavam os cavalos sob suspeita e que não há risco para a competição.


Endereço da página:

Links no texto: