Folha de S. Paulo


Por eleição da Fifa, Zico vai procurar apoio nos países onde trabalhou

Para viabilizar a candidatura à presidência da Fifa, Zico, 62, pretende pedir apoio para as federações de Turquia, Uzbequistão e Índia, países onde trabalhou e trabalha –atualmente é treinador do indiano Goa.

A confirmação foi feita pelo ex-jogador em contato com a Folha, nesta sexta-feira (31).

"Pretendo ter o apoio de todas as federações possíveis para a minha candidatura, mas Turquia, Índia e Uzbequistão tenho a possibilidade de contato direto", disse Zico.

O ex-jogador também disse que viajará para a Índia no dia 2 de setembro para o recomeço da temporada, que terminará em 20 de dezembro.

Ídolo do Flamengo, Zico espera contar com o apoio da federação japonesa, onde jogou pelo Kashima Antlers e treinou a seleção local, e tem a promessa do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, de que, se conseguir mais quatro associações que o apoie, a confederação brasileira será a quinta a assinar o protocolo para ele poder participar da eleição da Fifa.

A eleição da Fifa ocorrerá em 26 de fevereiro de 2016. Assim, Zico tem até 26 de outubro para conseguir cinco associações que apoiem a candidatura dele.

Zico também trabalhou na Rússia, como treinador do CSKA, na Grécia, onde comandou o Olympiacos, no Qatar, com o Al-Gharafa, e no Iraque, comandando a seleção local. Todos os países devem ser procurados por ele.

"No momento, tenho que trabalhar", ressaltou para à Folha.

A ELEIÇÃO

O atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, reeleito dia 27 de maio, informou que renunciará ao cargo e convocou novas eleições, depois do escândalo de corrupção que assolou o futebol, culminando na prisão de cartolas, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Além de Zico, já anunciaram que pretendem se candidatar o atual presidente da Uefa, o ex-jogador francês Michel Platini, e o sul-coreano Chung Mong-joon, acionista majoritário da Hyundai e ex-vice-presidente da Fifa.

Rafael Ribeiro -30.jul.2015/CBF
Zico cumprimenta Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, ao tratar da eleição da Fifa
Zico cumprimenta Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, ao tratar da eleição da Fifa

Endereço da página:

Links no texto: