Folha de S. Paulo


Pequim é eleita e será 1ª cidade a realizar Olimpíada de Inverno e Verão

Fazry Ismail/Efe
O presidente do COI, Thomas Bach, anuncia Pequim como a vencedora dos Jogos Olímpicos de Inverno-2022
O presidente do COI, Thomas Bach, anuncia Pequim como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno-2022

Pequim confirmou o favoritismo e foi eleita nesta sexta-feira (31) a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

A cidade superou Almaty (Cazaquistão) na votação que o Comitê Olímpico Internacional (COI) realizou nesta sexta-feira em Kuala Lumpur, na Malásia. Pequim obteve 44 votos contra 40 de Almaty, além de uma abstenção.

Com isso, a capital chinesa será a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão (2008).

Apesar de não nevar na cidade, o COI optou por uma escolha segura depois que quatro das seis concorrentes iniciais -incluindo Estocolmo e Oslo, tradicionais sedes de eventos esportivos de inverno- desistiram de suas campanhas devido à falta de apoio local ou por problemas financeiros.

Um dos argumentos contra a capital do Cazaquistão é que é um país com o tamanho da Europa, mas com apenas 17 milhões de habitantes. Almaty, porém, é uma cidade que tem neve.

A escolha de Pequim causou estranheza, pela temperatura elevada da capital chinesa. As regiões mais frias, onde devem ocorrer os eventos externos, são Yanqing e Zhangjiakou e ficam, respectivamente, a 90 e 160 quilômetros de distância da cidade-sede. O slogan da cidade era "Um evento alegre antes do puro gelo e da neve". Já a Almaty competia sob o slogan "Mantendo verdadeiro", em alusão à falsa neve.

A falta de neve obrigará os organizadores a investir em neve artificial o que vai elevar os custos de um evento já considerado caro - Sochi, na Rússia, custou US$ 51 bilhões.

Olivia Harris/Reuters
Delegação de Pequim presente na Malásia comemora anuncio da cidade como sede da Olimpíada de Inverno-2022
Delegação de Pequim presente na Malásia comemora anuncio da cidade como sede da Olimpíada de Inverno-2022

Endereço da página: