Folha de S. Paulo


Flagrado no antidoping, meia Fred joga partida pelo Shakthar

Ozan Kose/AFP
Nani (esq.), do Fenerbahçe, carrega a bola marcado por Fred, do Shakhtar Donetsk
Nani (esq.), do Fenerbahçe, carrega a bola marcado por Fred, do Shakhtar Donetsk

Flagrado em exame antidoping feito durante a Copa América, o meia brasileiro Fred, 22, foi escalado como titular no duelo do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, contra o Fenerbahçe, da Turquia, pela terceira fase de classificação da Liga dos Campeões da Europa.

Ele atuou durante a maior parte do jogo, sendo substituído já nos acréscimos do segundo tempo.

Fred foi flagrado pelo uso da substância proibida hidroclorotiazida, um diurético usado normalmente para controle de doenças como hipertensão e insuficiência cardíaca. A hidroclorotiazida é considerada doping por ser usada para mascarar outra substância ilegal que tenha sido usada.

A CBF informou que aguarda a notificação da Conmebol, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fred foi convocado para a Copa América como substituto de Luiz Gustavo, cortado devido a uma lesão. Ele começou o torneio como titular, atuando nas duas primeiras partidas, contra Peru e Colômbia. Depois perdeu a vaga para Philippe Coutinho.

Vários brasileiros estiveram em ação na partida, que terminou 0 a 0. Do lado ucraniano, além de Fred, Marlos (ex-São Paulo), Alex Teixeira (ex-Vasco) e Taison (ex-Internacional) começaram como titulares. Já na equipe turca, destaque para Souza (ex-São Paulo), Fernandão (ex-Palmeiras) e Diego (ex-Santos).

O vencedor do duelo entre Fenerbahçe e Shakhtar ainda precisará passar pela quarta fase de classificação da Liga dos Campeões antes de garantir uma vaga na fase de grupos. O jogo de volta, na Ucrânia, acontecerá no dia 5 de agosto.


Endereço da página:

Links no texto: