Folha de S. Paulo


Antes de Fred, chá deu 1ª suspensão provisória por doping à seleção

Daniel Guimarães - 26.abr.2014/Folhapress
O ex-goleiro Zetti, que foi pego num exame antidoping em 1993
O ex-goleiro Zetti, que foi pego num exame antidoping em 1993

O doping de Fred, se confirmado, será o segundo na história da seleção brasileira. O primeiro foi o do goleiro Zetti, que defendia o Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

Mas, no caso do ex-são-paulino, um chá tomado para diminuir os efeitos da altitude acabou causando todo o transtorno.

No dia 2 de agosto de 1993, a Fifa anunciou a suspensão provisória de Zetti por ter encontrado substâncias que indicavam o uso de cocaína em sua urina, em teste após a partida contra a Bolívia, em La Paz, em 25 de julho.

O zagueiro boliviano Rimba foi suspenso pelo mesmo motivo.

Quatro dias depois, a Fifa reconheceu que havia apenas traços de cocaína na urina dos dois jogadores, o que satisfazia a tese da defesa de que a substância estava no organismo do atleta porque ele havia consumido um chá de coca antes da partida. A suspensão foi retirada.

O próprio Zetti ri da situação atualmente e conta, em sua página oficial na internet, que há na Bolívia um chá de coca hoje com seu nome.

Na época, chegou a cogitar-se mais de um ano de suspensão para os dois jogadores e até a anulação da partida, o que nem seria ruim para o Brasil, que havia perdido por 2 a 0, sua primeira derrota na história das eliminatórias.

A Fifa passou a realizar exames antidoping no início dos anos 70.

Na Copa de 1974, foi flagrado o primeiro caso, do haitiano Jean-Joseph. No Mundial de 2014, não houve casos registrados.


Endereço da página:

Links no texto: