Folha de S. Paulo


Neymar quer jogar Olimpíada e prevê pressão nas eliminatórias

O atacante Neymar já deixou claro que quer participar dos Jogos Olímpicos da Rio-2016. Em entrevista ao Esporte Espetacular, da Rede Globo, o atacante afirmou que está em negociação com o Barcelona para ser liberado para o torneio.

"Quero muito jogar as Olimpíadas e a Copa América também. Sou meio fominha. Estou deixando avisado que quero jogar os dois", disse.

O capitão da seleção brasileira seria chamado para uma das vagas para jogadores acima de 23 anos e o Barcelona não tem obrigação de liberar o atleta. Ele também pede a participação na Copa América Centenário, edição especial do torneio continental em 2016.

A Copa será realizada entre os dias 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos. Já os Jogos no Rio acontecem entre 3 e 20 de agosto.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Sobre o futuro do futebol brasileiro, Neymar disse que o país tem muito a evoluir. "Nós paramos um pouco e estamos atrás de algumas seleções", afirmou.

Entre os grandes que estão a frente, Neymar cita o Chile, atual campeão da Copa América e primeiro adversário do Brasil nas eliminatórias para o Mundial de 2018.

"Sabemos da dificuldade tanto fora quanto em casa. Aqui, vamos ser cobrado, o que é normal. E fora tem a pressão da torcida". O camisa dez da seleção estreia nas eliminatórias apenas na terceira rodada, diante da Argentina. Ele cumpre suspensão em virtude da punição imposta pela Conmebol em razão de sua expulsão contra a Colômbia, pela Copa América.

Relembrando o lance da confusão com Zuñiga, Neymar disse que o colombiano "não tem importância nenhuma" para ele. "Trocamos xingamentos em campo, porque ele me deu um soco dentro da área e acabei falando 'depois você me liga pedindo desculpas'.

Questionado se ele se considera o único grande jogador brasileiro da geração atual, Neymar rejeita o título. "Acho injusto. Eu estou num momento diferente de alguns jogadores que têm a minha idade, mas eles são craques. Tem que dar mais confiança para eles. É uma geração que se bem trabalhada tem muito a crescer, a ganhar".

MELHOR DO MUNDO

Campeão espanhol, da Copa do Rei da Espanha e da Liga dos Campeões pelo Barcelona nesta temporada europeia de 2014/2015, Neymar é cotado para aparecer na lista dos três melhores do ano da Fifa. Ele já havia apontado o companheiro Lionel Messi como candidato ao título.

Na entrevista, o brasileiro disse que gostaria de ser indicado. "Só de estar entre os três já seria uma realização muito grande. Poder estar na briga com Messi e Cristiano Ronaldo [Real Madrid]", finalizou.


Endereço da página:

Links no texto: