Folha de S. Paulo


Santos vence o Joinville e deixa zona de rebaixamento do Brasileiro

Com uma atuação exuberante de Gabriel, o Santos derrotou o Joinville por 2 a 0 na Vila Belmiro e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Autor dos dois gols —aos 3 e aos 18 min da etapa inicial—, Gabriel nem deixou o bom público presente ao estádio lamentar a ausência de Ricardo Oliveira, artilheiro da competição com oito gols. Mesmo em campo por apenas 41 minutos, até sentir uma lesão muscular, o camisa 10 confirmou a boa fase ao balançar as redes em quatro oportunidades nas últimas duas partidas.

Santos

Embalado pela vitória sobre o Sport pela Copa do Brasil, o time alvinegro jogou com confiança desde o início. Situação oposta a dos catarinenses, incapazes de forçar uma única defesa de Vanderlei durante os 90 minutos.

Com o triunfo, os santistas somam 16 pontos e ocupam a 15ª posição. Já Joinville permanece na lanterna, com 9.

As duas equipes voltam a jogar no próximo domingo (2). O Santos viaja até o Rio, onde enfrenta o Flamengo no Maracanã às 16h. No mesmo horário, o Joinville recebe o Avaí.

O JOGO

Sem Ricardo Oliveira, suspenso, Dorival Júnior sofreu outra baixa importante pela manhã. Principal armador santista, Lucas Lima acordou com a garganta inflamada e com febre, sendo vetado pelo departamento médico. Quem recebeu uma chance foi o atacante Nilson, em sua primeira partida como titular.

Escalado com três volantes, o Joinville entrou em campo disposto a explorar os contragolpes. A estratégia de Adilson Batista, porém, durou pouco. Logo a 3 min, Gabriel apareceu desmarcado na área e desviou para o gol após cruzamento de Zeca da esquerda.

Atrás no placar, o time catarinense mostrou então suas limitações. Sem ameaçar na frente, ainda mostrava fragilidade no meio-campo. Aos 18 min, um erro de passe iniciou o lance do segundo gol santista. Marquinhos Gabriel lançou Gabriel e o atacante avançou sem qualquer oposição até a área, antes de tocar com categoria no canto direito de Agenor.

Geuvânio teve a chance de ampliar aos 39 min, após grande jogada individual. Dois minutos depois, Dorival Júnior foi forçado a substituir Gabriel, em razão de uma lesão muscular na coxa.

No segundo tempo, o ritmo do jogo caiu bastante, até em razão do calor. Na melhor chance, aos 6min, Marcelo Costa cobrou falta e quase colocou no ângulo superior direito de Vanderlei.

Já o Santos se limitou em reter a posse de bola no campo de ataque, satisfeito em garantir a quarta vitória no Brasileiro. No único lance de perigo, aos 38 min, Marquinhos finalizou rente ao poste esquerdo de Agenor, após lance individual.


Endereço da página:

Links no texto: