Folha de S. Paulo


Brasileiro procurado pelo Canadá nega acusação de abuso sexual no Pan

Jonne Roriz/Exemplus/COB
Goleiro da seleção de polo aquático é acusado de abuso sexual no Canadá. O goleiro Thye Bezerra Mattos, de 27 anos, é procurado pela polícia canadense por ter supostamente abusado de uma garota de 22 anos.
Goleiro da seleção de polo aquático é acusado de abuso sexual no Canadá.

Thye Mattos, 27, goleiro da seleção masculina brasileira de polo aquático, é procurado pela polícia de Toronto sob acusação de abuso sexual.

Segundo a inspetora Joanna Beaven-Desjardins, ele é suspeito de ter atacado uma moradora da cidade de 22 anos na manhã do dia 16 de julho.

Marcos Maynard, diretor de polo aquático da CBDA Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, disse ao portal UOL que o atleta afirmou que fez sexo com a jovem no apartamento da garota de maneira consensual.

O supervisor técnico da equipe de polo aquático, Ricardo Cabral, disse que Thye nega ter abusado sexualmente da canadense.

Cabral está em Kazan, na Rússia, acompanhando a delegação brasileira que disputará o Mundial. Ele afirmou que conversou com Mattos, e que o atleta ficou surpreso quando soube da acusação.

"Ele ficou bem abalado, garante que não fez nada, e nós acreditamos nele", disse.

A seleção masculina de polo aquático encerrou a sua participação no Pan de Toronto no dia 15 de julho, após perder a final para os Estados Unidos por 11 a 9.

Beaven-Desjardins afirmou que a polícia tem certeza de que Bezerra teria segurado a vítima e cometido o assédio.

A versão da inspetora dá conta de que o goleiro e um outro integrante da delegação foram à casa da mulher, na região central de Toronto –a policial não confirmou se voluntariamente–, e lá permaneceram.

Bezerra, então, teria tentado abusar dela sexualmente em um dos quartos do domicílio, enquanto ela dormia. A vítima, que não é atleta nem voluntária do Pan, procurou a polícia logo em seguida. Por ora, o acompanhante não é tratado como suspeito.

Beaven-Desjardins disse que a Justiça brasileira e o COB (Comitê Olímpico do Brasil) foram notificados –o comitê, porém, declarou que não havia sido informado até esta amanhã.

Em nota à imprensa, o COB afirmou que "condena qualquer comportamento que envolva violência ou abuso" e que a questão será trabalhada mesmo depois dos jogos de Toronto com a missão diplomática brasileira no Canadá.

No Canadá, segundo informou a polícia do país, a pena máxima em casos similares a esse é de 15 anos de detenção.

"Queremos trazê-lo de volta para que ele encare as acusações aqui", disse a inspetora.

Durante a entrevista coletiva, Beaven-Desjardins não comentou alguns questionamentos da imprensa brasileira. Um deles foi se o atleta trajava ou não roupa da delegação brasileira e credencial. Outro foi se a vítima fez exame corporal ou outro equivalente para comprovar que foi molestada.

"Ele [Bezerra] pode ter feito outras vítimas, porque permaneceu de 3 a 16 de julho na cidade", afirmou a inspetora.

Neste momento, o goleiro faz a preparação final com a seleção brasileira para a disputa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia, que se inicia nesta sexta.

O goleiro não foi encontrados para comentar o caso.

CONFIRA A NOTA DO COB NA ÍNTEGRA

O Comitê Olímpico do Brasil condena qualquer comportamento que envolva violência ou abuso. Recebemos a lamentável notícia através da imprensa local e desde então nosso desejo é que os fatos sejam completamente esclarecidos pela polícia de Toronto e pela CBDA, responsável pela equipe nacional de polo aquático, que está em Kazan na Rússia para o campeonato mundial da modalidade.

O COB exige de seus atletas um comportamento impecável, lembrando-lhes sempre que, quando viajam ao exterior, representam o seu país. Estamos à disposição das autoridades canadenses para colaborar na apuração do caso, dentro dos princípios que regem a acusação, que exige provas e ampla defesa. Continuaremos, mesmo depois do encerramento dos Jogos em Toronto, a trabalhar neste tema com a missão diplomática brasileira no Canadá.


Endereço da página:

Links no texto: