Folha de S. Paulo


Garotos decidem, Santos vence Sport e avança na Copa do Brasil

Com atuações destacadas de Gabriel e Geuvânio, o Santos conquistou a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. A vaga foi garantida com uma vitória de 3 a 1 sobre o Sport diante de 8.370 torcedores nesta quarta (22), na Vila Belmiro.

O clube de Recife havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1. Por esse motivo, o Santos entrou em campo com a obrigação de vencer por 1 a 0 ou diferença mínima de dois gols.

Gabriel abriu o placar com apenas 2 min e ampliou aos 34 min, antes de Diego Souza descontar aos 38 da etapa inicial. Geuvânio definiu o confronto aos 13 min do segundo tempo.

Eliminado da Copa do Brasil, o Sport ficou com uma das vagas para a Copa Sul-Americana. O adversário será o Bahia.

Agora as duas equipes voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde os pernambucanos estão em quarto lugar, a apenas dois pontos da liderança, e os santistas aparecem na zona de rebaixamento.

O Sport vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio às 19h30 de sábado (25). No dia seguinte, o Santos recebe o Joinville na Vila Belmiro, em partida marcada para às 11h.

O JOGO

Sem Lucas Lima, suspenso, Dorival Júnior deu a Marquinhos Gabriel a tarefa de alimentar o trio ofensivo. Do outro lado, Eduardo Baptista tentou equilibrar o time com cinco jogadores no setor de meio-campo.

Os técnicos nem haviam esquentado o assento no banco de reservas e precisaram alterar as estratégias. Logo no segundo minuto, Zeca avançou pela esquerda e lançou Gabriel dentro da área. O atacante recebeu sem marcação e bateu no canto esquerdo para dar a vantagem ao Santos.

Gabriel teve a chance de ampliar três minutos depois, mas concluiu sobre o gol de Danilo Fernandes. Enquanto o time mandante animava o torcedor com um início elétrico, o Sport era apático.

Dominante em campo, o Santos não era ameaçado, mas um erro defensivo quase levou o time paulista a sofrer o empate. Aos 22min, Werley tentou cortar bola levantada e cabeceou nos pés de Diego Souza. A finalização do meia desviou no camisa 4 santista antes de sair rente ao travessão.

Aos 34min, outra falha de um defensor. Desta vez, o lateral rubro-negro Renê recuou errado, Ricardo Oliveira aproveitou para recuperar a posse de bola e cruzar para Gabriel. O jovem de 18 anos mostrou frieza para desviar para as redes.

Quatro minutos depois, o Sport descontou por meio de Diego Souza. O meia cobrou falta com violência e a bola desviou em Marquinhos Gabriel antes de estufar as redes de Vanderlei.

Na etapa final, o jogou perdeu intensidade e ganhou tensão. Aos 13min, Renato fez excelente lançamento para Geuvânio e o camisa 11 chutou forte com apenas Danilo Fernandes pela frente para fazer o terceiro gol.

Quatro minutos depois, Geuvânio carimbou o poste esquerdo do Sport. Diego Souza e Wendel tiveram oportunidades para descontar e colocar o Sport na próxima fase, mas ambos bateram para fora.

Nos minutos finais, o Santos aproveitou a experiência de Renato e Elano no meio de campo para controlar a posse de bola e garantir a vaga entre os 16 melhores.


Endereço da página:

Links no texto: