Folha de S. Paulo


Sem Lucas Lima pela 1ª vez, Dorival Jr. testa força do Santos na Copa do Brasil

Ricardo Saibun/Santos F.C.
Técnico Dorival Júnior comanda treino do Santos no CT Rei Pelé, em Santos
Técnico Dorival Júnior comanda treino do Santos no CT Rei Pelé, em Santos

O técnico Dorival Júnior comandará o Santos pela terceira vez e lidará pela primeira vez com um dilema que tirou o sono dos antecessores dele no cargo: como substituir o meia Lucas Lima.

O jogador cumpre suspensão por cartão amarelo contra o Sport, às 22h desta quarta (22), na Vila Belmiro, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Como o Santos perdeu em Pernambuco por 2 a 1, Dorival terá de encontrar uma solução para o time reagir e buscar a vaga hoje.

Vitória por 1 a 0 ou superior a dois gols de diferença bastam para o Santos alcançar as oitavas de final. Se devolver o 2 a 1, a definição da vaga será nos pênaltis. Empate, derrota ou vitória por um gol de diferença desde que o Sport faça um gol (e o placar não seja 2 a 1) classificam o rival.

O eliminado será um dos participantes da Copa Sul-Americana deste ano.

No treino desta terça (21), Dorival Jr. testou diferentes opções, mas não sinalizou quem foi o escolhido. Escalou Rafael Longuine na vaga de Lucas Lima. Depois avaliou o time com Marquinhos Gabriel no setor.

O técnico até modificou o esquema, sem o atacante Geuvânio e um meio-campo inédito na gestão dele, com Paulo Ricardo, Renato, Elano e Longuine. Neste caso, jogariam dois atacantes: Gabriel e Ricardo Oliveira.

A mudança mais provável é a entrada de Marquinhos Gabriel.

Ricardo Saibun/Santos F.C.
O meia Marquinhos Gabriel durante o treino do Santos, em Santos
O meia Marquinhos Gabriel durante o treino do Santos, em Santos

Substituir Lucas Lima realmente não é tarefa fácil. O meia reúne as principais estatísticas no time. As jogadas ofensivas quase sempre começam com ele.

Segundo o Footstats, Lucas Lima é o jogador do Santos que mais dribla, o que mais dá assistências, o que mais faz cruzamentos e está entre os cinco que mais finalizam ao gol. Só não é um artilheiro: tem apenas três gols.

Os antecessores de Dorival também sofreram quando não tiveram o jogador.

O técnico Enderson Moreira, demitido em maio, ainda tinha Robinho como opção. Mas muitas vezes usou Gabriel na função de armador.

Marcelo Fernandes, que retornou ao cargo de auxiliar, fez o mesmo, mas depois que perdeu Robinho utilizou formações diferentes, com Longuine e Marquinhos Gabriel testados. O resultado não foi satisfatório. A ponto de o técnico interino ter pedido contratações para a diretoria.

Dorival deve repetir o mesmo caminho de Fernandes.

Outra mudança na partida desta noie é a ausência do volante Thiago Maia, que sofreu um choque na cabeça contra o Palmeiras e por isso será poupado.

Ricardo Saibun/Santos F.C.
O meia Rafael Longuine durante o treino do Santos, em Santos
O meia Rafael Longuine durante o treino do Santos, em Santos

FICO?

Ao menos, o treinador tem uma notícia positiva. Sondado pelo Porto, de Portugal, Lucas Lima não demonstrou interesse em um acerto. Deve ficar no Santos até o final do ano, é o que tudo indica.

O Porto é o terceiro clube recusado pelo meia. Antes, em janeiro, ele não se animou com as propostas de Udinese e Torino, ambos da Itália.

Se o cenário se confirmar, é possível que o Santos tenha Lucas Lima por mais seis meses, até dezembro. Cenário ideal para o time conseguir melhores resultados no ano.

FICHA TÉCNICA

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Zeca; Paulo Ricardo, Renato e Marquinhos Gabriel (Rafael Longuine); Gabriel e Geuvânio; Ricardo Oliveira. T.: Dorival Júnior

SPORT: Danilo Fernandes; Ferrugem, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Diego Souza, Élber e Marlone; André. T.: Eduardo Baptista

Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Horário: 22h /*
Na TV:* Band, Globo, ESPN Brasil e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: