Folha de S. Paulo


Brasil vence EUA e garante vaga para a Rio-2016 no hóquei de grama

Washington Alves/Inovafoto/COB
Seleção masculina de hóquei sobre a grama participa de uma partida nos Jogos Sul-Americanos de Santiago
Seleção masculina de hóquei sobre a grama participa de uma partida nos Jogos Sul-Americanos de Santiago

A equipe brasileira de hóquei sobre a grama precisou suar a camisa para vencer no Pan de Toronto e conquistar uma vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Após empatar com os Estados Unidos em 1 a 1, na partida desta terça-feira (21), a disputa foi para os pênaltis. Os brasileiros levaram a melhor e fizeram 3 gols, contra 1 dos adversários.

A vitória é importante porque o hóquei sobre grama é uma das poucas modalidades que o não estava classificado para os jogos de 2016. O time brasileiro precisava ficar pelo menos na sexta colocação, objetivo que atingiu com a vitória.

Na condição de país-sede da Olimpíada, o Brasil tem participação assegurada na maioria dos esportes dos Jogos em 2016. Em Toronto, busca vagas em seis modalidades. Além do hóquei, o Pan oferece pontuação válida para a Rio-2016 no pentatlo, tiro, triatlo, atletismo e taekwondo.

A seleção masculina foi formada aos poucos, e é uma autêntica Torre de Babel. A confederação brasileira da modalidade foi à cata de atletas com alguma ligação com o país para fortalecer o grupo, que era fraco.

São, na maioria, nascidos no Brasil que foram viver no exterior. Na equipe há brasileiros criados na Holanda, Alemanha e Reino Unido, entre outros.

Será a primeira vez na história olímpica que o Brasil terá representação.

Com a confirmação da equipe masculina, o país deve ter apenas o hóquei sobre a grama feminino como desfalque na Rio-2016 em todos os esportes. As mulheres não conseguiram atingir as exigências mínimas estabelecidas pela federação internacional.

CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: