Folha de S. Paulo


Aparição de tubarão é comum em etapas do Mundial, mas ataque é o 1º

Veja vídeo

Jeffreys Bay, na África do Sul, é uma das praias mais perigosas para a prática do surfe por causa da presença de tubarões.

No domingo (19), o australiano Mick Fanning, 34, foi atacado durante a bateria final, contra o compatriota Julian Wilson, 26.

No vídeo da transmissão oficial é possível ver o animal se aproximando. Logo em seguida, Fanning começa a se debater e tenta se afastar do ataque. O australiano some da imagem por alguns instantes e logo é resgatado. Ele sofreu apenas alguns arranhões.

Os australianos Taj Burrow, 37, em 2003, e Michael Lowe, 38, em 2007, disseram que foram perseguidos por um durante uma bateria em Jeffreys Bay.

A presença desses animais em eventos da liga não é tão incomum assim.

Durante a terceira etapa deste ano, em Margaret River, na Austrália, um tubarão passou do lado do australiano Jay Davies, 28, que competia contra o paulista Gabriel Medina.

O que surpreendeu mesmo a organização no domingo foi o ataque, algo sem precedentes no Mundial.

Segundo Renato Hickel, diretor da liga, a maioria dos surfistas acredita que o tubarão só atacou Fanning porque se enroscou na corda da prancha que fica presa ao tornozelo do atleta.

"A cordinha se rompeu. Provavelmente, só houve o ataque porque o tubarão estava tentando se desvencilhar", disse Hickel.

ETAPA CANCELADA

Após conversar com os finalistas Fanning e Wilson, a organização decidiu cancelar a etapa, com os dois surfistas empatados na segunda posição. O comunicado dizia que a segurança dos atletas é prioridade para a liga.

Com isso, Mineirinho, que poderia ser ultrapassado na liderança do Mundial, permanece na primeira posição, com 33.200 pontos. Fanning é o segundo, com 32.950, enquanto Wilson (31.450) ocupa a terceira colocação. Filipe Toledo (29.200) caiu para quarto.

O ataque aconteceu por volta dos cinco minutos da bateria. Apenas Wilson havia pego uma onda, com nota 6.67. Fanning foi o vencedor da etapa em 2014.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: