Folha de S. Paulo


Com Luis Fabiano, Ganso e Osorio expulsos, São Paulo perde do Sport

Divulgação/São Paulo F.C.
Um dos expulsos do São Paulo, Ganso divide bola com jogador do Sport
Um dos expulsos do São Paulo, Ganso divide bola com jogador do Sport

Com Ganso e Luis Fabiano expulsos já no fim do jogo, o São Paulo não conseguiu manter o embalo após duas vitórias consecutivas e perdeu para o Sport por 2 a 0 na tarde deste domingo (19), na Arena Pernambuco, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a derrota, o time do Morumbi desperdiçou a chance de voltar ao G4, o grupo da Libertadores, ao ficar com os mesmos 24 pontos. Para piorar, perdeu duas posições e caiu para o sétimo lugar. Já o Sport, que não vencia há três partidas, voltou ao G4 ao chegar aos 27 pontos, na quarta colocação.

Apesar do resultado negativo, a torcida são-paulina ganhou a boa notícia sobre a confirmação de que Luis Fabiano continuará no clube após a negociação com o Cruz Azul, do México, não ser concretizada. O camisa 9 começou o jogo no banco de reservas e, quando entrou no gramado, o São Paulo já perdia por 1 a 0, gol de Élber ainda no primeiro tempo.

Porém, o centroavante não foi bem nos poucos minutos em que esteve em campo. Voltou a ficar impedido com frequência e foi expulso por reclamação. Pelo mesmo motivo, o meia Ganso também havia recebido o cartão vermelho minutos antes. Antes do apito final, até o técnico Osorio foi excluído da partida.

Nos acréscimos, Ferrugem, que havia acabado de entrar, aproveitou cruzamento e ampliou a vitória pernambucana antes do apito final.

O JOGO

Mesmo com poucas chances criadas no campo de ataque, o jogo foi bem disputado tecnicamente, com as duas equipes buscando trocas de passes em velocidade e jogadas pelos lados do campo.

Com os desfalques nas laterais, Osorio armou o São Paulo com três zagueiros (Rafael Toloi, pela direita, Lucão, centralizado, e Edson Silva, pelo lado esquerdo) e Thiago Mendes e Michel Bastos como alas.

Veja vídeo

E foi exatamente sobre estes jogadores improvisados que o Sport criou as melhores chances, inclusive o seu gol, no primeiro tempo. Isso porque Marlone e Élber se aproveitaram da fragilidade na marcação dos alas são-paulinos e conseguiram chegar à grande área paulista em jogadas nas costas de ambos.

E na melhor chance antes do intervalo, aconteceu o gol. Aos 33min, Marlone tabelou com André, que fez a devolução de calcanhar, e cruzou rasteiro para Élber, que chegou na frente de Michel Bastos para apenas escorar para o fundo do gol de Rogério Ceni.

Apesar dos erros defensivos, o São Paulo também teve boa presença ofensiva e, se não cometesse tantos erros no último passe, poderia ter criado mais oportunidades. Alexandre Pato, novamente, foi o melhor do time individualmente. Porém, perdeu a melhor chance do empate dos visitantes ao tentar fintar o goleiro Danilo Fernandes e ser desarmado pelo camisa 12 adversário.

O lance, no entanto, aconteceu logo em seguida ao árbitro André Luiz de Freitas Castro ter cometido grave erro. Aos 38min, o atacante André, ao fintar Hudson, foi derrubado dentro da grande área são-paulina, mas o árbitro marcou a infração fora, o que causou revolta dos jogadores do Sport.

Logo no começo do segundo tempo, o técnico Osorio desmanchou o sistema com três zagueiros ao colocar Luis Fabiano e Reinaldo nos lugares de Edson Silva e Centurión, respectivamente.

Mas quem teve a melhor oportunidade de ampliar o placar foram os donos da casa. Aos 14min, após cobrança de escanteio, a bola sobrou quase na pequena área para o volante Rithely, que chutou forte, mas por cima do travessão do São Paulo.

No fim, Ganso se irritou com o árbitro e foi expulso do jogo. Logo na sequência, Luis Fabiano, que já tinha recebido o cartão amarelo por reclamação, também levou o vermelho. Osorio foi outro que foi para o vestiário mais cedo.

Nos acréscimos, Ferrugem, que havia acabado de entrar, aproveitou cruzamento de André e fez 2 a 0 antes do apito final.


Endereço da página:

Links no texto: