Folha de S. Paulo


Corinthians sobe uma posição por rodada e se aproxima do topo

Reprodução
Jogadores do Corinthians comemoram gol na vitória sobre o Flamengo
Jogadores do Corinthians comemoram gol na vitória sobre o Flamengo

Há quatro partidas é assim. O Corinthians termina a rodada do Brasileiro uma posição acima da que começou.

A vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, domingo (12), no Maracanã, rendeu ao time paulista a terceira colocação.

Com os mesmos 26 pontos do Grêmio, a equipe ultrapassou o rival no saldo de gols por ter conseguido um resultado mais elástico neste fim de semana –os gaúchos derrotaram o Vasco por 2 a 0.

O salto rodada a rodada poderia ter sido um pouco maior. O Corinthians ocuparia a vice-liderança se o Fluminense não tivesse marcado aos 48 min o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR.

"Esse time vai se construir durante o campeonato. Não adianta me iludir pelos 3 a 0 de hoje. Temos que crescer para chegar às primeiras posições", disse o técnico Tite.

A classificação provisória depois de 13 rodadas, pouco mais de um terço do Brasileiro, importa menos que a evolução nos resultados e no futebol que tem sido demonstrada pelo time alvinegro.

Veja vídeo

Já são cinco jogos de invencibilidade e quatro sem sofrer um único gol. Provas de que o retorno do zagueiro Felipe ao time titular e a entrada do lateral esquerdo Uendel na vaga que era de Fábio Santos, negociado com o mexicano Cruz Azul, têm dado certo.

Mas não é só em seu sistema defensivo que o Corinthians pós-reconstrução forçada devido a problemas financeiros mostra ter valor.

Ainda que Vagner Love não consiga suprir a ausência de Guerrero –que foi justamente para o Flamengo, mas, assim como Emerson, não enfrentou seu antigo clube devido a um acordo contratual–, o time marcou três gols em uma mesma partida pela primeira vez no torneio.

Muito do crescimento corintiano passa pelos pés de Jadson. O meia fez contra o Flamengo seu quarto gol em cinco partidas. A má notícia foi que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão justo contra o líder do campeonato, Atlético-MG, que possui três pontos de vantagem em relação aos paulistanos. A partida será disputada no próximo sábado (18), no Itaquerão.

"Fico chateado porque era uma jogada na linha de fundo, se eu não desse o carrinho, o jogador podia ficar livre para entrar na área. Mas temos jogadores de qualidade à disposição, o Tite confia no grupo. Vou torcer por uma vitória sobre o Atlético-MG", afirmou, sobre a punição.

Além dele, o goleiro Cássio pode ficar fora do jogo contra os mineiros. Ele precisou ser substituído devido a dores musculares e terá de ser avaliado durante a semana.

Contra o Flamengo, Jadson não só anotou o terceiro gol, ao completar cruzamento de Elias sem deixar a bola tocar no gramado, como iniciou as jogadas dos outros dois.

No primeiro, o camisa 10 interceptou um passe errado na intermediária corintiana e armou o contra-ataque que terminou com Vagner Love perdendo um gol feito e Elias completando no rebote.

Ainda antes do intervalo, o meia dominou um chutão para a frente da defesa do Flamengo e criou a jogada que resultou no cruzamento de Renato Augusto para Uendel.

"O Flamengo buscou marcação forte para desgastar a minha equipe. A gente conseguiu ir na organização, na troca de passes. Assim construímos o placar", disse Tite.


Endereço da página:

Links no texto: