Folha de S. Paulo


Após erro no salto, nota 0 e choro, brasileira se classifica para a final

Na etapa classificatória da plataforma de 10 m dos saltos ornamentais do Pan de Toronto, a atleta Ingrid Oliveira, 19, errou seu quarto salto e recebeu nota zero nesta sexta-feira (10).

Ela tentou um duplo mortal e meio reverso, com grau de dificuldade de 2.9, mas caiu de costas na água.

Apesar do zero que levou da comissão julgadora na queda, os 266,70 pontos que Ingrid somou com outros quatro saltos a levaram à final da competição, que acontece neste sábado (11).

Veja o vídeo da queda:

Ingrid Oliveira erra salto e cai de costas

Ingrid deixou a piscina chorando depois do erro e, no salto seguinte, conseguiu 75,2 pontos.

A atleta e sua técnica, Andrea Boheme, substituíram um salto de dificuldade mais baixa, com grau 1.9, para aumentar as chances de levar uma medalha. Segundo a treinadora, Ingrid só treinou o novo salto por três semanas.

"Aqui, com medalhistas olímpicas e mundiais como adversárias, com a arquibancada lotada, o atleta pode ficar inseguro", disse Boheme ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Giovanna Pedroso, 16, a outra brasileira na disputa, ficou uma posição à frente de Ingrid, no sexto lugar, com 295,50 pontos.

MUSA

Considerada uma das promessas dos saltos ornamentais do Brasil, Ingrid Oliveira chamou a atenção quando publicou em sua conta no Instagram uma foto de maiô do seu primeiro dia de treino em Toronto e recebeu uma série de comentários na rede.

À Folha, a atleta disse ter ficado honrada com os elogios, mas afirmou que prefere uma medalha em Toronto ao título de musa da competição.

"Uma medalha, agora, antes da Olimpíada, seria ótimo para o nosso país e muito importante para mim."


Endereço da página:

Links no texto: