Folha de S. Paulo


Brasileiros ganham ouro e bronze no Mundial de vôlei de praia masculino

A dupla brasileira formada por Bruno Schmidt e Alison conquistou neste domingo (5) o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, disputado na Holanda, ao bater os donos da casa Nummerdor e Varenhorst por 2 sets a 1 (21/12, 14/21, 20/22) em 54 minutos de jogo.

Mais cedo, os também brasileiros Evandro e Pedro Solberg faturaram o bronze na chave masculina do Mundial após vitória por 2 sets a 0 (22/20 e 21/13) contra os americanos Lucena e Brunner.

Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, a dupla da Holanda começou arrasadora a disputa da final do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Amsterdã.

Logo no início do primeiro set os holandeses Nummerdor e Varenhorst abriram 10 a 4 e embora a dupla brasileira tenha conseguido equilibrar a partida, acabou derrotada por 21 a 12.

O segundo set não começou diferente. A torcida holandesa fazia a festa nas arquibancadas enquanto a dupla da casa abria 4 a 1.

A dupla brasileira passou então a forçar mais o saque e conseguiu empatar o jogo em 5 a 5, porém continuava encontrando dificuldades em transformar em pontos as bola de ataque, já que a dupla holandesa fazia grandes defesas.

Aproveitando dois erros de ataque dos holandeses, Bruno Schmidt e Alison conseguiram pela primeira vez no jogo abrir três pontos de diferença para os adversários, chegando a 12 a 9. O que fez a dupla holandesa pedir tempo.

Os brasileiros continuaram aproveitando as chances de ataque e abriram 14 a 10, forçando mais um pedido de tempo. Na volta, os holandeses pareciam ter perdido o foco e cometeram dois erros primários na recepção de saque, quando chegaram até a trombar um com o outro, permitindo Bruno Schmidt e Alison a abrir 18 a 12 no placar.

A dupla do Brasil então controlou o restante do jogo e acabou fechando o segundo set em 21 a 14 em um erro de ataque da Holanda.

No terceiro e decisivo set, a dupla brasileira começou abusando da habilidade nos ataques para evitar encarar o enorme bloqueio do holandês Varenhorst, com 2,12m de altura. Porém, mais seguros no jogo, os donos da casa viraram as bolas que tiveram para atacar e abriram 5 a 2.

A partir daí cada time virou seus ataques alternadamente até chegarem ao empate em 10 a 10. Foi quando Alison acertou um forte ataque e virou a partida para os brasileiros, 11 a 10.

Com um ace de Alison, o Brasil chegou a 14 a 13 e teve a chance de fechar o jogo, porém os holandeses empataram.

O título seria então de quem abrisse dois pontos de diferença.

As duplas foram se alternando na liderança, mas sem conseguir fechar o jogo, que chegou a ficar em 20 a 20.

Em um bloqueio de Alison, o Brasil abriu 21 a 20 e sacou mais uma vez para conquistar o campeonato mundial. Desta vez, a dupla Bruno Schmidt e Alison não desperdiçou a chance e fechou a partida em 22 a 20 numa "largadinha" de Alison.

Falando em inglês, Bruno Schmidt agradeceu à festa feita pelos holandeses durante o torneio e desabafou sobre a conquista. "Dias como esse fazem o seu trabalho, sua dedicação e seu amor pelo esporte valerem a pena", disse o brasileiro, muito aplaudido pelo público que lotava a arena montada em Amsterdã.

BRONZE

Após pódio brasileiro na categoria feminina do Mundial de vôlei de praia, que acontece na Holanda, mais uma dupla representa o país com medalhas na competição. Evandro e Pedro Solberg faturaram o segundo bronze brasileiro no Mundial de 2015 neste domingo (5), após vitória por 2 sets a 0 (22/20 e 21/13) contra os americanos Lucena e Brunner.

No primeiro set, brasileiros e americanos travaram uma disputa por pontos, que saíam seguidos de ambos os lados.

No fim da etapa, que chegou ao empate de 20/20, Evandro desempatou no ataque. E foi ele que deu o primeiro passo ao bronze, com um saque fora do alcance de Lucena e Brunner.

A vitória foi conquistada com um segundo set mais tranquilo. Com Pedro decisivo nos bloqueios e Evandro pontuando no saque, os brasileiros encerraram a partida com folga de oito pontos.

A dupla chegou à disputa pelo terceiro lugar após derrota por 2 sets a 1 para os holandeses Nummerdor e Varenhorst, que disputam a final ainda neste domingo contra os brasileiros Alison e Bruno Schmitd.

O melhor desempenho de Pedro e Evandro em mundiais, até então, foi o quinto lugar – jogando separadamente.

O MUNDIAL

Disputado em quatro cidades (Amsterdã, Apeldoorn, Haia e Roterdã), o Campeonato Mundial tem o Brasil como maior vencedor com cinco títulos entre os homens e quatro entre as mulheres. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com cinco ouros.

Ao todo, o Brasil esteve representado por oito duplas. No masculino, foram Alison e Bruno Schmidt, Álvaro Filho e Vitor Felipe, Evandro e Pedro Solberg além de Ricardo e Emanuel. No feminino, entraram em quadra as parcerias Ágatha e Bárbara Seixas, Fernanda Berti e Taiana, Juliana e Maria Elisa, Larissa e Talita.

Os países dos atletas campeões estarão automaticamente classificados para a Olimpíada do Rio, em 2016. A vaga é da federação, e não do time campeão.

SISTEMA DE DISPUTA

São 48 duplas femininas e 48 masculinas divididas em 12 grupos com quatro times cada. Os dois melhores de cada chave avançam diretamente para a próxima fase, assim como os oito melhores terceiros colocados.

A partir desta etapa, as partidas passam a ser no formato de eliminação simples, com as oitavas, quartas, semifinal e a decisão.


Endereço da página:

Links no texto: