Folha de S. Paulo


Antecessores de Dunga, Felipão e Mano não vão a encontro na CBF

Fora do país neste momento, os dois treinadores que antecederam Dunga como técnico da seleção brasileira não participarão da reunião do Conselho de Desenvolvimento Estratégico da CBF, na segunda-feira (6).

Luiz Felipe Scolari, campeão mundial em 2002 e que comandou pela última vez a seleção de dezembro de 2013 a julho de 2014, está na China, onde treina o Guangzhou Evergrande.

Já Mano Menezes, que sucedeu Dunga após a Copa-2010 e treinou o Brasil de julho de 2010 a novembro de 2013 está na Europa participando de cursos e aperfeiçoamento de seu trabalho – ele está desempregado. Mano foi demitido da seleção por José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, este atual presidente da CBF.

Leia mais: CBF cria conselho para discutir o futebol

O encontro confirmado para segunda-feira, às 11h na sede da CBF, será o primeiro do conselho criado pela entidade para discutir mudanças e soluções para o futebol brasileiro. Na primeira roda de debates estarão ex-treinadores da seleção, diretores da entidade e, claro, a atual comissão técnica, com Dunga.

Já confirmaram presença Carlos Alberto Parreira (campeão do mundo em 1994), Sebastião Lazaroni (treinador na Copa-1990), Vanderlei Luxemburgo (técnico entre 1998 e 2000), Candinho (que comandou o time duas vezes, entre 1999 e 2000, quando era o auxiliar de Vanderlei Luxemburgo) e Zagallo (campeão do mundo em 1970).

São 13 pessoas vivas que treinaram a seleção brasileira.

"Está em cima, conversei com o Gilmar [Rinaldi, atual coordenador de seleções] e pedi a pauta. No domingo vamos tratar de novo, tenho um compromisso e, se conseguir desmarcar, posso ir", disse Emerson Leão, técnico em 2001.

"Acho uma boa iniciativa, discutir o que pode ser mudado", avaliou.

A CBF pretende convidar, para novos debates, ex-jogadores, jornalistas, técnicos estrangeiros e profissionais da ciência e tecnologia do esporte, para diagnosticar problemas de estrutura e renovação de atletas no futebol brasileiro e, claro, propor soluções. Ao final será feito um documento com diretrizes a serem seguidas.

Técnico do Brasil após a Copa-1990, o ex-volante Paulo Roberto Falcão avisou a CBF que estava fora do Brasil, mas ainda não descartou presença no encontro. A CBF não confirmou se Carlos Alberto Silva, com passagem na Olimpíada de 1988, Evaristo de Macedo, técnico em 1985,e e Edu Coimbra, comandante em três jogos em 1984, estarão presentes.


Endereço da página:

Links no texto: