Folha de S. Paulo


Brasileiros avançam às semifinais do Mundial de vôlei de praia

Nesta quinta-feira (2), cinco duplas brasileiras avançaram às semifinais do Mundial de vôlei de praia, que está sendo disputado na Holanda. Taiana e Fernanda Alves, Barbara e Agatha, Juliana e Maria Antonelli, Pedro Solberg e Evandro e Alison e Bruno passaram à próxima fase, que será disputa nesta sexta e neste sábado.

Duas duplas brasileiras ficaram nas oitavas de final, disputadas pela manhã. Emanuel e Ricardo perderam para os americanos Lucena e Brunner (2 sets a 1), e Larissa e Talita foram eliminadas pelas compatriotas Juliana e Maria Antonelli.

Nas quartas de final, Alison e Bruno Schmidt bateram os americanos Gibb e Paterson por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/17.

Taiana e Fernanda Alves encontraram dificuldades no primeiro set, mas venceram por 2 a 1, com parciais de 21/15, 16/21 e 16/18.

Pedro Solberg e Evandro enfrentaram os compatriotas Álvaro Filho e Vitor Felipe. Os dois primeiros sets foram simétricos: parciais de 21/14, uma para cada dupla. No set decisivo, Pedro e Evandro venceram por 15 a 8.

Juliana e Maria Antonelli passaram sem dificuldades das canadenses Bansley e Pavan, por 2 sets a 0 (25/23 e 21/18), assim como Barbara e Agatha superaram as chinesas Wang e Yue (21/18 e 23/21). As duplas brasileiras se enfrentarão nas semifinais, em partida marcada para às 14h45 (de Brasília).

O MUNDIAL

Disputado em quatro cidades (Amsterdã, Apeldoorn, Haia e Roterdã), o Campeonato Mundial tem o Brasil como maior vencedor com cinco títulos entre os homens e quatro entre as mulheres. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com cinco ouros.

Ao todo, o Brasil está representado por oito duplas. No masculino, serão Alison e Bruno Schmidt, Álvaro Filho e Vitor Felipe, Evandro e Pedro Solberg além de Ricardo e Emanuel. No feminino, entram em quadra as parcerias Ágatha e Bárbara Seixas, Fernanda Berti e Taiana, Juliana e Maria Elisa, Larissa e Talita.

Os países dos atletas campeões estarão automaticamente classificados para a Olimpíada do Rio, em 2016. A vaga é da federação, e não do time campeão.

SISTEMA DE DISPUTA

São 48 duplas femininas e 48 masculinas divididas em 12 grupos com quatro times cada. Os dois melhores de cada chave avançam diretamente para a próxima fase, assim como os oito melhores terceiros colocados.

A partir desta etapa, as partidas passam a ser no formato de eliminação simples, com as oitavas, quartas, semifinal e a decisão.


Endereço da página:

Links no texto: