Folha de S. Paulo


Para blindar 'meninos da Vila', Santos criará equipe sub-23

Ivan Storti/Divulgação/Santos FC
Léo Cittadini durante treino do Santos no CT Rei Pelé
Léo Cittadini (esq.) durante treino do Santos no CT Rei Pelé

Conhecido por revelar jogadores com frequência, como Neymar e Robinho, o Santos terá uma nova categoria para proteger os "meninos da Vila", como são conhecidos os jovens oriundos da base.

A Folha apurou que será apresentada neste ano a equipe sub-23 e que ela deve estar em campo em 2016.

A intenção é que a nova categoria abrigue jogadores que tenham mais de 20 anos, portanto, excederam a idade limite da última categoria de base do clube, e não tenham espaço no time principal.

Hoje, a diretoria mantêm alguns jogadores nessa situação no elenco, como o meia Léo Cittadini, 21. A maioria, no entanto, é emprestada para ter uma oportunidade.

"É melhor ter os jogadores sob a nossa custódia, usando nossa estrutura, do que emprestá-los para outros e correr o risco de desperdiçá-los", afirma Dagoberto Santos, diretor-executivo do clube.

É ele quem está por trás do projeto. A inspiração veio de trabalho no Atlético-PR, desenvolvido por ele em 2012.

"Queremos valorizar nossas revelações e aproveitar mais quem o clube forma."

O Santos já definiu que o técnico será Kleiton Lima. Ele já passou pela base santista como jogador e treinador, mas fez fama comandando o futebol feminino –conquistou duas Libertadores, três nacionais e três estaduais.

Também foram contratados dois atletas: o atacante Wesley e o meia-atacante Vitor, ambos do Botafogo-SP.

A categoria vai disputar amistosos e participar de excursões, mas a ideia também é jogar torneios oficiais para ganhar experiência. O foco é disputar em 2016 a Copa Paulista, torneio que reúne times das Séries A-1, A-2 e A-3.

Não fosse a limitação de 28 inscritos que existe no Paulista, o time seria aproveitado em alguns jogos revezando com o elenco principal.

"Para o clube, o custo será baixo porque a maioria recebe salários de atletas em formação", diz Dagoberto.


Endereço da página:

Links no texto: