Folha de S. Paulo


Dunga convocará duas seleções ao mesmo tempo a partir de setembro

O projeto de convocar atletas da seleção olímpica (sub-23) em paralelo ao time principal nas datas-Fifa vai permanecer, mesmo com Dunga como técnico dos dois times.

A partir de setembro, o treinador fará duas convocações: uma da seleção principal e outra de atletas com idade olímpica, para amistosos.

"Ele convocará o time olímpico, e terá a ajuda do [Rogério] Micale na preparação do time, sempre com Dunga participando de tudo", disse à Folha Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF.

Micale é técnico do sub-20 e foi vice-campeão mundial na semana passada.

O projeto iniciado com Alexandre Gallo ficou em xeque com sua demissão, no início de maio, já que Dunga assumiu também o time olímpico e não poderia treinar as duas equipes ao mesmo tempo.

As datas-Fifa são os períodos de dez dias, em alguns meses do ano, em que os clubes são obrigados a liberar atletas para a seleção. Como a maioria dos jogadores com idade olímpica estão fora do Brasil, é nesse período que o técnico tem tempo para reunir o elenco e treinar.

Rogério Micale, que estava na base do Atlético-MG, foi contratado como técnico da seleção sub-20 também em maio, às véspera do início dos treinamentos para o Mundial, que aconteceu do fim de maio a junho na Nova Zelândia.

O vice-campeonato, perdendo a final na prorrogação para a Sérvia, foi muito bem avaliado dentro da CBF, e Micale ganhou a confiança de Dunga para ajudá-lo no trabalho do time olímpico –ele, provavelmente, será um dos auxiliares durante o torneio, que acontecerá no Brasil, em 2016. Esse é o único título que falta ao futebol brasileiro.

Outra mudança será que os jogos não acontecerão apenas no Brasil, como vinha acontecendo. A ideia de tornar atletas jovens e que saíram cedo do país conhecidos no Brasil foi abandonada em troca da possibilidade de fazer amistosos contra adversários mais fortes na Europa.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: