Folha de S. Paulo


Se Brasil não avançar, Neymar poderá cumprir suspensão nas eliminatórias

Se o Brasil cair antes da final da Copa América, Neymar terá que cumprir o restante de sua suspensão nas eliminatórias da Copa-2018, que começa em outubro de 2015.

A informação é diferente daquele anunciada inicialmente pela Conmebol, de que o atacante teria que cumprir apenas na próxima competição oficial organizada pela Conmebol, no caso a Copa América do Centenário, em 2016.

Neymar foi suspenso por quatro jogos, pela expulsão na derrota para a Colômbia, quarta (17). Cumpriu um, contra a Venezuela, domingo (21).

Reprodução
Carta da Conmebol explica a possibilidade de Neymar cumprir a suspensão nas eliminatórias
Carta da Conmebol explica a possibilidade de Neymar cumprir a suspensão nas eliminatórias

Desta forma, se o Brasil perder do Paraguai nas quartas de final, sábado (27), o jogador ainda terá mais duas partidas a cumprir, e terá que fazer isso nas duas primeiras rodadas das eliminatórias, em outubro.

Se o Brasil avançar, fará mais dois jogos mesmo se perder a semifinal (há disputa de terceiro e quarto). Portanto, Neymar estaria livre para atuar.

A Fifa enviou documento à Conmebol confirmando que é preciso cumprir a pena no próximo jogo oficial que disputar, no caso as eliminatórias. A entidade sul-americana consultou o departamento de arbitragem da entidade mundial porque havia dúvida com relação a quando Neymar deveria completar a pena, se necessário.

"Recebemos o documento e enviamos ao jurídico", disse o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi.

Neymar foi suspenso porque se envolveu em confusão com os rivais colombianos Murillo e Bacca, após o fim da partida, e depois ter xingado o árbitro Enrique Osses, na entrada do vestiário. Ele foi expulso pouco antes.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: