Folha de S. Paulo


Engenheiro 'motivador' deu aval à saída de Neymar da concentração

Dunga deixou psicólogos de lado e apostou no "engenheiro do tetra". Desde o início da Copa América, o treinador tem o motivador Evandro Mota na concentração.

Ele prepara as preleções com Dunga, se reúne com a comissão técnica e conversa com alguns atletas. No domingo (21), chegou a vestir o agasalho da CBF no estádio Monumental e participou da entrevista de Dunga após a vitória sobre a Venezuela.

Depois do jogo, Mota deu o seu aval para a liberação de Neymar. Formado em engenharia pela PUC-RJ, ele atua há mais de duas décadas nas áreas "motivacional, de autogestão e melhoria de desempenho". Nas suas palestras, mistura esportistas como Ayrton Senna e Michael Jordan e líderes como indiano Mahatma Gandhi e o americano Martin Luther King.

Ivonaldo Alexandre/Folhapress/13.abr.2012
O motivador Evandro Mota
O motivador Evandro Mota

O engenheiro já era conhecido de Dunga e do coordenador Gilmar Rinaldi. Mota foi contratado por Carlos Alberto Parreira para trabalho semelhante na Copa de 1994.

Desde então, ele se profissionalizou em esporte e já atuou em dezenas de clubes.

'O Evandro faz um trabalho igual ao que fez em 1994. Ele participa do dia a dia para avaliar situações e nos passa como trabalhar melhor com o grupo', disse Rinaldi.

Na Copa de 2014, Luiz Felipe Scolari contava com a psicóloga Regina Brandão, que não ficava com a seleção.

Mota trabalhou três temporadas no Benfica, onde era o braço direito do técnico Jorge Jesus, que deixou o clube. Ele recebia por temporada cerca de R$ 1,7 milhão para comandar o Gabinete de Excelência Competitiva.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: