Folha de S. Paulo


Surfe e mais 7 esportes são pré-selecionados para Olimpíada de 2020

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio anunciaram nesta segunda-feira (22) que pré-selecionaram o beisebol, o softbol, o boliche, o caratê, a patinação, a escalada, o squash, o surfe e o wushu como possíveis candidatos para entrarem na programação dos Jogos.

As federações internacionais destas disciplinas foram selecionadas entre as 26 que apresentaram sua solicitação ao Comitê Organizador de Tóquio 2020, que agora deverá escolher um número reduzido delas para apresentá-la ao COI (Comitê Olímpico Internacional) como candidatas finais.

O Comitê Organizador de Tóquio abriu no dia 11 de maio o processo de seleção de novas provas esportivas e no dia 30 de setembro divulgará a relação daquelas que serão indicadas ao COI para que as aceite.

Dentre os oito candidatos pré-selecionados, serão escolhidos "um ou mais" esportes adicionais para participar dos Jogos, segundo informou o Comitê Organizador em comunicado.

Para isso, se levará em conta o potencial destes esportes para "promover o movimento olímpico e seus valores", e especialmente entre os jovens, assim como sua capacidade de "atrair novas audiências no Japão e no resto do mundo".

Entre os pré-selecionados estão esportes que tinham aspirações olímpicas há muito tempo, como beisebol, softbol, caratê e squash.

Com o título mundial conquistado por Gabriel Medina em 2014, o surfe cresceu muito no Brasil. O país tem Adriano Souza, o Mineirinho, como atual líder da competição.

Dentre as federações interessadas em estar em Tóquio 2020 ficaram fora algumas que participaram de edições anteriores nos Jogos Olímpicos, como a de polo e a de cabo de guerra, assim como modalidades que mantêm aspirações olímpicas há muito tempo, como xadrez, bridge e bilhar.

O painel encarregado de escolher os esportes finalistas é composto por dirigentes esportivos, empresariais e políticos japoneses.

No começo de agosto, este painel realizará audiências com os responsáveis das oito federações pré-selecionadas para questionar-lhes sobre aspectos como o tipo de provas em que consistiria sua participação olímpica, e no final de setembro escolherá várias delas como candidatas finais.

A decisão final deve ser ratificada pela 129º sessão do COI, que se reunirá no Rio de Janeiro em agosto, às vésperas dos Jogos de 2016.

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: