Folha de S. Paulo


Thiago Silva admite que esperava ser o capitão da seleção brasileira de novo

Autor de um dos gols da vitória de 2 a 1 sobre a Venezuela neste domingo (21), e melhor atleta em campo em Santiago, o zagueiro Thiago Silva admitiu após a partida que esperava ter sido o capitão da seleção brasileira.

O dono da braçadeira na nova era Dunga, Neymar, não atuou por estar suspenso, e Dunga escolheu outro defensor, Miranda, como o capitão.

"Se eu falar que não [esperava], estaria mentindo. Mas quando soube que seria o Miranda meu objetivo é dar força para ele, apoiá-lo", disse Thiago Silva.

A tarja de capitão e o zagueiro têm uma relação conturbada na seleção desde a Copa-2014, disputada no Brasil, quando ele foi o escolhido como líder do time em campo por Luiz Felipe Scolari, mas acabou terminando a competição com fama de estar desestabilizado emocionalmente.

Editoria de Arte/Folhapress
Veja os duelos das quartas da Copa América
Veja os duelos das quartas da Copa América

Antes da disputa dos pênaltis contra o Chile, pelas oitavas de final, Thiago Silva chorou muito, e ele nem viu as cobranças. Após a vitória e classificação, ele continuou chorando, e foi consolado por companheiros e por Felipão.

"Essa questão do choro é engraçada. Se você não chora e não sente, dizem que não tem vontade de jogar pela seleção. Se chora e sente, é chorão. Eu quero é sempre fazer o melhor e me dedicar à seleção brasileira", afirmou o zagueiro.

Esta foi a segunda vez que ele admitiu estar sentindo a perda do posto de capitão. Antes do amistoso contra a Áustria, em novembro, ele lamentou não ter sido comunicado por Dunga que não era mais o capitão (ele havia ficado fora, machucado, dos primeiros amistosos de Dunga, em setembro e outubro).

Depois, Neymar conversou com ele. Os dois são bem próximos, e Thiago Silva foi um dos tutores do atacante quando ele chegou à seleção, em 2010. Quando Neymar recebeu a notícia que havia sido suspenso por quatro jogos por causa da expulsão contra a Colômbia (se envolveu em confusão com Murillo e Bacca, e ofendeu o árbitro chileno Enrique Osses, segundo a súmula), era Thiago quem estava ao seu lado.

"Ele me disse, 'Thiago, babou pra mim, estou fora da Copa América'. Senti a dor junto com ele. Ele é um garoto especial", disse o zagueiro.

Miranda, o novo capitão na Copa América, já que Neymar, neste momento, está suspenso por toda a competição até que o recurso seja julgado pela Conmebol, acha que a tarja de capitão é apenas um instrumento a mais para ser líder da equipe.

"A seleção é feito de vários líderes, sou só um deles", disse Miranda.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: