Folha de S. Paulo


Sem Neymar, Brasil bate Venezuela e se classifica para pegar o Paraguai

A seleção brasileira superou a ausência de Neymar e derrotou a Venezuela por 2 a 1, neste domingo (21), em Santiago, pelo último jogo da fase de grupos da Copa América, disputada no Chile.

O resultado garantiu a classificação do time de Dunga para a próxima fase na liderança do Grupo C, após duas vitórias e uma derrota. O adversário nas quartas de final será o Paraguai, no sábado (27), em Concepción. A Venezuela está fora.

Todos os confrontos já estão definidos. Caso passe pelos paraguaios nas quartas, a seleção irá enfrentar o vencedor do confronto entre Argentina e Colômbia. Do outro lado da chave, o Chile encara o Uruguai e a Bolívia joga contra o Peru.

Editoria de Arte/Folhapress
Veja os duelos das quartas da Copa América
Veja os duelos das quartas da Copa América

A seleção, no entanto, terá de superar a ausência de seu principal jogador em partidas com maior grau de dificuldade. Expulso na derrota para a Colômbia, Neymar recebeu suspensão de quatro jogos e, caso a CBF não reverta a decisão da Conmebol, está fora da Copa América.

A decisão do recurso de pena do atacante só será tomada na terça-feira (23).

O JOGO

O técnico Dunga apostou em Robinho para o lugar de Neymar, e foi dos pés do jogador do Santos que o Brasil construiu a jogada do primeiro gol, aos 8min. Ele cobrou escanteio e Thiago Silva apareceu na marca do pênalti para finalizar de chapa antes de a bola cair.

Podendo até empatar para garantir a classificação na liderança do grupo, a seleção diminuiu o ritmo e controlou todo o primeiro tempo, com mais finalizações e sem sofrer sustos do ataque venezuelano.

A exemplo do primeiro tempo, o Brasil conseguiu um gol logo no início. Aos 6min, Willian recebeu na esquerda e passou por Rosales em velocidade. Ele cruzou para a área e Firmino apareceu livre para ampliar.

Com a vantagem por dois gols, Dunga promoveu as entradas de David Luiz e Diego Tardelli nos lugares de Firmino e Philippe Coutinho, respectivamente.

A Venezuela conseguiu descontar aos 38min. Arango cobrou falta no canto, Jefferson fez ótima defesa e a bola bateu na trave. Fedor aproveitou o rebote e completou de cabeça para o gol.

Os venezuelanos, porém, não conseguiram o gol de empate que classificaria a equipe e eliminaria a Colômbia.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: