Folha de S. Paulo


Melhor da 1ª fase no Mundial feminino, Brasil pega o maior freguês

Dona da melhor campanha da primeira fase, a seleção brasileira feminina de futebol volta a campo neste domingo (21), às 14h, para cumprir a meta que era considerada ideal quando deixou o país: chegar às quartas de final do Mundial do Canadá

O adversário no caminho não poderia ser melhor, pelo menos no histórico dos confrontos. A Austrália é o maior freguês do Brasil em partidas válidas por Copas do Mundo e pelos Jogos Olímpicos.

O time brasileiro venceu os quatro jogos que disputou contra as australianas. Foram duas vitórias em Copas (China-2007 e Alemanha-2011) e outras duas em Olimpíadas (Sydney-2000 e Atenas-2004).

"O retrospecto pode ser favorável, mas não significa muita coisa. Vamos entrar em campo para vencer e avançar de fase. Cada jogo é um jogo, ainda mais quando se trata de Copa do Mundo", disse a meio-campista Beatriz.

Em 2014, as seleções se enfrentaram duas vezes consecutivas em amistosos em Brisbane, Austrália. O primeiro jogo terminou em 1 a 0 para o Brasil, com gol de Debinha. No segundo, Tamires marcou para a seleção, mas as donas da casa venceram por 2 a 1.

Em Mundiais e Olimpíadas, o Brasil também atuou quatro vezes ou mais contra a Noruega, Japão, Alemanha, Suécia e EUA, mas não obteve 100% de aproveitamento.

O melhor desempenho da Austrália em uma Copa foi exatamente em 2007, quando parou nas quartas de final –primeira disputa eliminatória após a fase de grupos, pois, naquela época, o torneio tinha só 16 seleções.

Neste ano, são 24 equipes e, pela primeira vez no torneio que começou a ser disputado em 1991, serão jogadas as oitavas de final.

A Austrália se classificou com uma vitória sobre a Nigéria (2 a 0), um empate com a Suécia (1 a 1) e uma derrota para os Estados Unidos (3 a 1). Já o Brasil obteve três triunfos (Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica ) e somou nove pontos assim como o Japão, líder do Grupo C e possível adversário das brasileiras nas quartas de final.

Já o Brasil foi vice em 2007 (perdeu a final para a Alemanha), terceiro em 1999 e duas vezes caiu nas quartas de final (2003 e 2011).

Para o confronto deste domingo (21), na cidade canadense de Moncton, o técnico Vadão terá o retorno de Fabiana, Thaíssa, Formiga, Marta, Andressa Alves e Cristiane, que foram poupadas do jogo contra a Costa Rica.

NA TV
Brasil x Austrália
14h Band, TV Brasil e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: