Folha de S. Paulo


Dunga treina Coutinho na vaga de Neymar e promove Douglas Costa

Sebastian Silva/Efe
Philippe Coutinho durante entrevista coletiva da seleção brasileira
Philippe Coutinho durante entrevista coletiva da seleção brasileira

Philippe Coutinho deve ser o substituto de Neymar contra a Venezuela, no domingo (21). Pelo menos foi com o meia-atacante do Liverpool entre os titulares que o técnico Dunga trabalhou nesta sexta-feira (19).

O camisa 10 está suspenso para a partida do fim de semana, que vai definir a classificação da seleção brasileira para a próxima fase da Copa América – os quatro times do Grupo C (completam a chave Colômbia e Peru) estão empatados com três pontos.

Outra alteração do técnico com relação ao time que perdeu dos colombianos no meio de semana foi a saída de Fred. Dunga testou duas opções: primeiro a entrada de Douglas Costa, depois testou Robinho.

Na primeira opção, Dunga repete o esquema tático que usou nos amistosos contra México e Honduras, quando Neymar esteve fora (contra os hondurenhos ficou no banco) porque se apresentou depois dos companheiros em razão da final da Liga dos Campeões da Europa.

Assim, a equipe tem apenas um atacante (Firmino) e três meias, com dois abertos nas pontas (Willian e Douglas Costa) e Coutinho mais centralizado. Esses três, porém, podem trocar de posição durante a partida.

Na segunda, Robinho joga ao lado de Firmino, em esquema mais próximo daquele que é usado quando Neymar está em campo.

O time titular em um treino tático em campo reduzido começou com Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho e Elias; Willian, Philippe Coutinho e Douglas Costa (depois Robinho); Roberto Firmino.

"Estou preparado. O Neymar é o nosso principal jogador, mas estou pronto para jogar", disse Philippe Coutinho no fim da tarde, antes de sua presença no time titular estar confirmada.

Robinho não participou de nenhum minuto nesta Copa América e jogou apenas alguns minutos contra Honduras, em Porto Alegre, na vaga de Firmino. Segundo Dunga, o jogador está bem fisicamente – Robinho perdeu o amistosos contra o México com dor no joelho direito.

A utilização de Robinho no treino por ser, também, apenas uma maneira de Dunga deixar mistério no ar com relação à escalação do time, algo que tem feito em toda a Copa América. O técnico só dará entrevista neste sábado, às 11h.


Endereço da página: