Folha de S. Paulo


Brasileiro é o único foragido em caso de corrupção na Fifa

Reprodução
Ficha de José Margulies na página de procurados da Interpol
Ficha de José Margulies na página de procurados da Interpol

Prófugos da Justiça dos EUA, os empresários argentinos Hugo e Mariano Jinkis se entregaram na madrugada desta quinta (18), em Buenos Aires. Com a rendição, 13 dos 14 indiciados por envolvimento no esquema de corrupção na Fifa já foram presos ou detidos temporariamente.

O único ainda foragido é o argentino naturalizado brasileiro José Lázaro Margulies, 75, que está na lista de procurados da Interpol (registro internacional para pessoas desaparecidas).

Segundo sua defesa, o empresário, acusado de ser o intermediário em pagamentos de propina, está no Brasil e ainda não houve solicitação formal de extradição.

Dois dos indiciados foram detidos e liberados. O ex-vice da Fifa Jack Warner se entregou às autoridades de Trinidad e Tobago e pagou fiança para não ficar preso.

O norte-americano Aaron Davidson, presidente da Traffic USA, também foi solto após pagamento.

Em Assunção, no Paraguai, o ex-presidente da Conmebol Nicolás Leoz está em prisão domiciliar.

Réu confesso desde 2014 e colaborador das investigações, o empresário José Hawilla não está na lista dos indiciados no mês passado, quando o ex-presidente da CBF José Maria Marin foi preso por agentes policiais suíços em Zurique, antes do congresso da Fifa.

O ex-mandatário da confederação nacional e mais seis cartolas ligados à Fifa continuam presos na Suíça.

Outro procurado, o empresário argentino Alejandro Burzaco, se entregou na Itália na semana passada.

Hugo e Mariano Jinkis, pai e filho, comandam a empresa de marketing esportivo Full Play, que negocia direitos de transmissão de torneios de futebol.

A Full Play é acusada pela Justiça americana de ser ligada ao esquema de corrupção.

A principal atuação da empresa na ilicitude envolvia fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em acordos de transmissão televisiva de campeonatos na América Latina, como a atual Copa América.

Os indiciados


Endereço da página:

Links no texto: