Folha de S. Paulo


Em 1ª derrota de Dunga, Brasil perde para Colômbia e Neymar é expulso

Com Neymar muito marcado e pouco inspirado, o Brasil novamente teve dificuldades de criar as jogadas no campo de ataque e perdeu por 1 a 0 da Colômbia na noite desta quarta-feira (17), em Santiago, no Chile, pela segunda rodada do Grupo C da Copa América.

Foi a primeira derrota da seleção brasileira sob o atual comando de Dunga, que poderia chegar a 12 vitórias consecutivas e igualar o recorde de Aymoré Moreyra de 1961.

Com muitas dificuldades no meio de campo, a equipe nacional errou muitos passes e ficou com a defesa exposta por inúmeras vezes aos contra-ataques dos colombianos. E, ainda no primeiro tempo, sofreu o gol que decretou a derrota, marcado pelo zagueiro Murillo.

Já Neymar, que novamente se reencontrou com o colombiano Zúñiga, que o lesionou na última Copa do Mundo, foi muito marcado e pouco conseguiu criar, principalmente no segundo tempo. De quebra, o camisa 10 recebeu seu segundo amarelo na competição, mais tarde foi expulso e pode ter sua pena aumentada para vários jogos, já que agrediu com uma leve cabeçada um adversário.

O fraco desempenho do atacante brasileiro, que também se mostrou irritadiço ao longo da partida, acontece no mesmo dia em que a Justiça espanhola informou que o jogador virou réu, acusado de corrupção privada e fraude por ocasião de sua transferência ao Barcelona em 2013.

Com o resultado, o time brasileiro continuou com três pontos, a mesma marca de Colômbia e Venezuela, que ainda joga nesta quinta (18). Os venezuelanos, inclusive, são os adversários do Brasil na próxima rodada, no domingo.

O JOGO

O primeiro tempo foi muito fraco tecnicamente, com muitos erros nos passes e nos cruzamentos das duas seleções. Além disso, com a forte marcação imposta no meio de campo, houve excesso de faltas e pouca criação no ataque dos dois times.

Armado no 4-2-3-1, o Brasil teve dificuldades para fazer jogadas pelos lados, já que Fred e Willian foram mal individualmente. Até Neymar, muito marcado, teve dificuldades de conseguir superar a marcação colombiana. Já Firmino teve atuação apagada.

Para piorar, a seleção brasileira, quando errava os passes no ataque, ficava com a defesa muito exposta aos inúmeros contra-ataques da Colômbia até o intervalo. Mas o gol colombiano veio em uma jogada de bola parada.

Aos 35min, após cobrança de falta pelo lado direito do ataque colombiano, houve um bate-rebate dentro da grande área do Brasil e a bola sobrou para o zagueiro Murillo, que chutou no canto de Jefferson.

O Brasil conseguiu aumentar a sua presença ofensiva na etapa final. Porém, o time nacional ainda era lento na troca de passes e teve as mesmas dificuldades de conseguir criar alguma jogada de infiltração na defesa colombiana.

A melhor chance do empate veio após a equipe brasileira fazer a marcação pressão e provocar um erro na saída de bola da Colômbia. Aos 12min, após um erro no recuo de bola para goleiro Ospina, a bola sobrou para Firmino, que chutou por cima do travessão, mesmo com o gol adversário aberto.

O técnico Dunga tentou aumentar a presença brasileira na grande área colombiana e colocou Douglas Costa e Tardelli. Sem sucesso.

Ao fim do jogo, Neymar, que já havia discutido com jogadores colombianos ao longo da partida e demonstrava tensão, deu uma bolada no lateral Armero. Bacca empurrou o brasileiro, começou a discutir e levou uma leve cabeçada. O árbitro expulsou Bacca e Neymar e então encerrou a partida.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: