Folha de S. Paulo


Brasil vence e enfrenta Austrália nas oitavas do Mundial feminino

O Brasil entrou em campo contra a Costa Rica já classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino, no Canadá. Mesmo poupando algumas titulares, o time comandado pelo técnico Oswaldo Alvares bateu a equipe caribenha por 1 a 0, em Moncton.

Com Marta, Cristiane e Formiga no banco de reservas, a equipe brasileira sentiu o desentrosamento e teve dificuldades para criar jogadas coletivas no meio campo na etapa inicial.

O gol da vitória foi marcado por Raquel, aos 37 minutos do segundo tempo. Ela recebeu assistência de Andressa, invadiu a área e bateu cruzado para vencer a goleira Diaz, que ainda tocou na bola.

Com esse resultado, o Brasil chega a nove pontos em três jogos e tem a melhor defesa da competição, ainda sem sofrer gols. Já a Costa Rica permanece com dois pontos e está fora do Mundial.

Nas oitavas de final a equipe brasileira jogará contra a Austrália, domingo, às 14h. No grupo E, além do Brasil, passou à fase eliminatória da competição a seleção da Coreia do Sul, com quatro pontos, que terá a França como adversária.

O JOGO

Já garantida nas oitavas de final, a seleção brasileira entrou em campo poupando algumas jogadores. Assim, o time comandado por Vadão sentiu a falta de entrosamento e pouco criou no primeiro tempo.

A melhor chance criada pelo Brasil foi em tabela de Darlene com Gabi Zanotti, que saiu livre para finalizar e marcar o primeiro, mas a camisa 21 estava em posição irregular, aos 22 minutos.

A resposta costarriquenha aconteceu aos 27 minutos. Cruz desceu pela esquerda e cruzou na segunda trave para cabeçada de Cedeno. A goleira Luciana fez defesa segura.

Na segunda etapa, o Brasil voltou do intervalo comandando as ações e, aos 6 minutos, Raquel arriscou da entrada da área e Diaz fez defesa segura.

O Brasil teve ótima chance de marcar com Beatriz, aos 15 minutos. Ela recebeu passe de Raquel, invadiu a área e bateu em cima da goleira Diaz, que espalmou para escanteio.

Aos 21 minutos, o Brasil desceu pela direita com a Poliana, que cruzou na primeira trave e Rosana desviou. Diaz salvou quase em cima da linha.

A equipe brasileira conseguiu furar a defesa costarriquenha aos 37 minutos. Andressa de ótima assistência para Raquel, que invadiu a área e bateu cruzado. A goleira Diaz ainda tocou na bola, mas não conseguiu desviar o suficiente para tirar a bola.

A Costa Rica ainda teve uma oportunidade de empatar aos 42. Herrera recebeu livre nas costas da zaga e armou o chute, mas foi desarmada por Andressa.


Endereço da página:

Links no texto: