Folha de S. Paulo


Vidal perde carteira de motorista, mas é liberado e não será punido na seleção

Detido por se envolver num acidente de carro enquanto dirigia embriagado, o meia chileno Arturo Vidal foi liberado nesta quarta-feira (17) do juizado de garantia de São Bernardo, em Santiago, no Chile.

A decisão foi tomada pelo juiz Cristián Morales, em audiência de controle de detenção. O tribunal, no entanto, decretou a retenção da licença de motorista do jogador por 120 dias, quando a investigação do acidente deve ser concluída.

O astro da Juventus, da Itália, e da seleção chilena na Copa América também terá de comparecer mensalmente ao consulado do Chile em Milão, na Itália.

Apesar do acidente, o técnico da seleção local, Jorge Sampaoli, disse que o jogador não receberá uma punição.

"A medida agora é ver como ele está e tratar de saber que, para nós, ele é um jogador muito valioso. Cometeu um erro que não é tão determinante para excluí-lo [da Copa América]. Sempre teve um comportamento muito bom. Temos que colocar muitas coisas na balança", afirmou o Sampaoli.

"Eu não posso controlar o descanso dele. Isso que aconteceu não vai afetar em nada no que a seleção chilena vem fazendo [na Copa América]", disse.

Vidal retornava para a concentração da seleção, por volta das 22h30, quando bateu sua Ferrari, acompanhado da mulher Maria Teresa Matus. Segundo informações da imprensa chilena, a polícia registrou 1,2 grama de álcool no sangue do meia com o bafômetro.

Imagens de TVs chilenas mostraram o lado do motorista da Ferrari destruído e os airbags abertos. O jogador foi levado a um hospital na região de Buin, bairro ao sul de Santiago, com ferimentos leves -segundo a imprensa chilena, reclamou apenas de dores no pescoço. Sua mulher fraturou o braço.

Porém, como o exame constatou presença de álcool no sangue, Vidal deixou o hospital em um carro da polícia, acompanhado de seu procurador, e foi levado à 15ª Comissaria, onde passou a noite. No Chile, há tolerância zero com o consumo de álcool e dirigir.

Tuíte de Vidal após o acidente

"Lamentavelmente me envolvi num acidente de trânsito. Por sorte, estamos todos bens e calmos. Obrigado pela preocupação", tuitou o meia na madrugada de quarta.

Alguns torcedores compareceram à porta do juizado na manhã do julgamento em apoio a Vidal. Eles levavam faixas e pediam para os problemas do jogador com a Justiça não prejudicarem a equipe nacional.

O Chile enfrenta nesta sexta-feira (19) a Bolívia, no estádio Nacional, em Santiago, na disputa pelo primeiro lugar do Grupo A.

Infográfico Seleções na Copa América


Endereço da página:

Links no texto: