Folha de S. Paulo


Dunga faz mistério e não revela time que vai estrear na Copa América

Dunga será adepto do mistério na Copa América do Chile. Neste sábado, ele não revelou o time que vai enfrentar o Peru na estreia da seleção brasileira na competição, neste domingo (14), em Temuco (ao sul do Chile.)

"Os jogadores sabem quem vai jogar, mas temos que deixar todos preparados", disse Dunga.

São três dúvidas, pelo menos para quem não sabe quem ele colocará em campo. Na lateral direita, o mais provável é que Daniel Alves já seja o titular, apesar de ter chegado somente na sexta (12) – na vaga de Danilo, cortado por lesão.

Fabinho, 21, era o reserva na direita, mas a juventude deve fazer com que fique na reserva de Daniel Alves. O lateral do Barcelona treinou na sexta, treina no sábado (13), e deve jogar.

No meio de campo, Philippe Coutinho sentiu dores na coxa no treino de sexta (13). Não é grave, não será cortado, mas abriu possibilidade de ser poupado na estreia. O meia nem participou do treinamento. Ficou no hotel fazendo trabalho físico, o que reforça que é dúvida para o jogo. Fred, de 22 anos, meia do Shakhtar Donestk (UCR), e convocado somente porque Luiz Gustavo se machucou, foi titular nos amistosos contra México e Honduras e é uma opção. Outra possibilidade seria Douglas Costa.

No ataque, Diego Tardelli é o favorito para iniciar o torneio ao lado de Neymar, mas Roberto Firmino fez três gols em seis jogos pela seleção, e caiu nas graças de Dunga. Não seria surpresa se começasse jogando.

O técnico usou duas vezes a palavra humildade para se referir ao jogo contra o Peru, notadamente um dos times mais fracos da América do Sul na atualidade.

"Temos que ser humildes para saber que todos os times da América do Sul se fortaleceram. Antigamente se falava de Brasil, Argentina e Uruguai, mas hoje Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Equador e Chile, todos têm atletas na Europa com bom rendimento", disse o treinador.

Ele também desdenhou de seu retrospecto nesse retorno ao comando da seleção, que são dez vitórias nos dez jogos que fez.

"A vitória nunca é eterna, como a derrota não é para sempre, não é o fim do mundo. Temos que estar conscientes que todos querem ver o Brasil perder. Quando jogam contra o Brasil, o ânimo aumenta muito", disse.

A seleção treinou com bastante chuva no estádio Germán Becker, neste sábado no início da noite, e o gramado parece estar em bom estado.

O campo do estádio foi reformado de outubro de 2014 a maio de 2015 porque a drenagem não estava boa e estava encharcando. O primeiro jogo pós reforma será o Brasil x Peru deste domingo.

O Brasil vai a campo, com suas dúvidas, com Jefferson, Daniel Alves (ou Fabinho), David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Willian e Philippe Coutinho (ou Fred); Neymar e Diego Tardelli (ou Firmino).


Endereço da página:

Links no texto: