Folha de S. Paulo


Deficitárias, arenas da Copa apelam a bar mitzvah e piquenique

Passado exatamente um ano da abertura da Copa do Mundo no Brasil, os estádios, anunciados como o principal legado esportivo para o país, se tornaram uma dor de cabeça para clubes, governos e concessionárias.

Oito dos 12 estádios construídos ou reformados para o Mundial são deficitários. Acumularam em 2014 prejuízo superior a R$ 126 milhões.

Com suas contas no vermelho, os administradores dos estádios tentam encontrar maneiras de reduzir os prejuízos. As manobras incluem da realização de bar mitzvah (cerimônia que marca a emancipação de meninos judeus) à alocação de servidores públicos nas arenas.

O Maracanã, dono do maior prejuízo de 2014 e palco da final da Copa, já sediou três bar mitzvahs para aumentar sua arrecadação.

No total, o estádio carioca abrigou no ano passado 157 eventos que não estão ligados ao seu principal propósito, o futebol.

Além da festa judaica, recebeu piqueniques, festas de fim de ano de empresas, lançamentos de produtos etc.

Eventos corporativos, aliás, se tornaram comuns nos outros estádios da Copa, como Fonte Nova, Arena das Dunas e Arena Pernambuco.

Estádio mais caro da Copa, ao custo mais de R$ 1,4 bilhão, o Mané Garrincha, de Brasília, apela a outro tipo de saída para diminuir o prejuízo e a pecha de elefante branco que o local carrega.

Transferiu para as áreas internas do estádio algumas repartições públicas.

Agora, secretarias do governo do Distrito Federal, como a de Assistência Social, estão baseadas no estádio, que não tem uma agenda fixa de eventos e jogos.

As gestões das arenas também usam apresentações musicais para ocupar os locais e reduzir o prejuízo. O Maracanã recebeu show da banda americana, Foo Fighters, neste ano, e ainda vai sediar a apresentação do Pearl Jam.

Já a Fonte Nova terá show da banda Skank.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: