Folha de S. Paulo


Parlamento Europeu pede saída imediata de Blatter da Fifa

O Parlamento Europeu pretende votar nesta quinta-feira (11) uma resolução para pedir a saída imediata de Joseph Blatter da presidência da Fifa, o que permitiria as "reformas urgentes necessárias" da entidade, afetada por vários casos de corrupção.

A proposta de resolução, apresentada em conjunto pelas sete bancadas políticas da Assembleia, deve ser votada em sessão plenária em Estrasburgo durante a tarde.

No texto, que não tem valor vinculante, mas que representa um meio de pressão política, os sete grupos celebram a renúncia de Blatter da presidência da Fifa, assim como as investigações penais em curso.

Ao mesmo tempo, pedem que entidade faça a eleição de um "presidente provisório apropriado para substituir imediatamente Joseph Blatter". O suíço pretende permanecer no cargo até a escolha de um sucessor.

Blatter renunciou à presidência da Fifa em meio ao maior escândalo da história do futebol mundial. Há 15 dias, o ex-presidente da CBF José Maria Marin, 83, e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção.

Ele renunciou ao cargo quatro dias após ser eleito para um mandato que duraria até 2019 -ocupava o cargo há 17 anos.

Na última quarta-feira (10), a Fifa anunciou que vai realizar uma reunião extraordinária de seu comitê executivo em julho para discutir as datas da eleição para escolher o substituto de Blatter. A nova eleição deve acontecer entre dezembro deste ano e março de 2016, de acordo com a entidade.

O ex-jogador Zico já confirmou que será candidato. O príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein, que desistiu da eleição contra Blatter antes do início do segundo turno, confirmou por meio de seu estafe que também vai concorrer novamente ao cargo.


Endereço da página:

Links no texto: