Folha de S. Paulo


Em 1º teste antes da Copa América, Brasil supera vaias e bate o México

No primeiro teste com o elenco que vai disputar a Copa América, que será realizada entre junho e julho, no Chile, o Brasil derrotou o México por 2 a 0 na tarde deste domingo (7), em amistoso realizado no estádio do Palmeiras, em São Paulo.

Esta foi a primeira partida da seleção no Brasil depois da Copa do Mundo. E o time não escapou das reclamações por parte da torcida paulista, sempre muito exigente. O técnico Dunga, por exemplo, foi vaiado quando teve o nome anunciado no alto-falante antes do confronto.

O volante Elias, do Corinthians, também foi muito vaiado, já que a maioria da torcida era formada por palmeirenses (gritaram até "olê, porco" após gol). Aos 21 min, numa bola perdida por Diego Tardelli, a torcida também não perdoou.

Mas Philippe Coutinho abriu o placar e evitou que o público se empolgasse nas vaias. Tardelli, ainda no primeiro tempo, aumentou a vantagem.

O Brasil sentiu a ausência de Neymar e teve muitas dificuldades de criar as jogadas no campo de ataque. Assim, o México, que estava com um time reserva, dominou boa parte do confronto.

Com mais esta vitória, o técnico Dunga manteve a sua invencibilidade nesta sua segunda passagem pela seleção brasileira, com nove vitórias em nove jogos desde que assumiu o comando após a última Copa do Mundo.

A seleção ainda vai disputar mais um amistoso antes da sua estreia na Copa América, no dia 14 de junho, contra o Peru. Na próxima quarta (10), enfrenta Honduras, em Porto Alegre.

O JOGO

Desde o começo do amistoso, a seleção demonstrou o seu velho problema no setor de meio de campo. O time nacional novamente sentiu a falta de um jogador que fizesse a transição entre defesa e ataque e criasse as jogadas de trás. Por isso, jogou recuado para apostar nos contra-ataques puxados pelos três meias que tinham a velocidade como principal característica (Fred, Willian e Philippe Coutinho).

Mesmo assim, antes de fazer dois gols ainda no primeiro tempo, o time nacional havia ameaçado o goleiro Corona somente em duas jogadas de bola parada, quando David Luiz e Fernandinho quase marcaram de cabeça após cobranças de escanteio logo nos primeiros minutos.

Além disso, a boa movimentação de Tardelli, que atuou como centroavante, mas com muita mobilidade pelos lados do campo, também foi o que o Brasil conseguiu de bom para dificultar a marcação mexicana.

E quando a torcida brasileira presente no estádio já ensaiava algumas vaias durante a troca de passes da seleção, a equipe conseguiu abrir o placar graças à uma jogada individual de Philippe Coutinho. Aos 27min, o camisa 21 recebeu passe dentro da grande área, deu belo giro de corpo sobre um marcador mexicano e, mesmo sem ângulo, chutou para fazer 1 a 0.

O gol deu mais segurança para os brasileiros na partida, que buscaram ficar mais com a posse de bola depois da vantagem no marcador. E novamente após uma descida pelo lado esquerdo do ataque, ampliou o placar antes do intervalo.

Aos 36min, Elias recebeu passe na grande área, deu bela finta em Rafa Márquez e serviu Tardelli, que só empurrou a bola para o gol vazio.

Atrás do resultado, o México veio dos vestiários com três substituições, enquanto o Brasil só ganhou a entrada de Fabinho no lugar de Danilo, que sentiu dores.

Porém, com o placar praticamente definido, somado às várias substituições nas duas seleções, o jogo foi disputado em um ritmo muito menor no segundo tempo e poucas chances foram criadas até o fim do duelo.

Nem as entradas de Firmino, Everton Ribeiro e Douglas Costa deram mais movimentação e presença ofensiva ao time brasileiro, que se limitou somente a administrar o placar nos minutos finais.


Endereço da página:

Links no texto: