Folha de S. Paulo


Wawrinka derrota Djokovic e conquista Roland Garros pela 1ª vez

Em uma final inédita em Roland Garros, o suíço Stan Wawrinka, 30, derrotou o sérvio Novak Djokovic, 28, número um do mundo, e conquistou o seu primeiro título no torneio. De virada, o nono colocado do ranking fez 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 6/4.

O triunfo é também o segundo em torneios Grand Slam do suíço. Em 2014, ele venceu o Aberto da Austrália ao derrotar o espanhol Rafael Nadal na final.

Wawrinka recebeu o troféu das mãos de Gustavo Kuerten, que comemora 15 anos de seu segundo título em Paris.

O JOGO

Djokovic comandou as ações ofensivas no primeiro set e não cedeu uma quebra de serviço sequer ao adversário antes de abrir 1 a 0.

Na segunda parcial, Wawrinka voltou mais agressivo, pressionando Djokovic. O suíço teve cinco chances de quebra e converteu apenas uma, o suficiente para garantir o empate em sets. Irritado, Djokovic destruiu a própria raquete após arremessá-la no chão.

A virada de Wawrinka veio no terceiro set. Enquanto o jogo do suíço crescia, do outro lado da rede um cabisbaixo Djokovic viu seu número de erros aumentar, custando-lhe a parcial.

Na etapa decisiva, Djokovic chegou a reagir, mas não foi o suficiente para superar Wawrinka, que conseguiu quebrar o saque do oponente em duas ocasiões.

Este foi o 21º confronto entre os dois tenistas. A vantagem de Djokovic é ampla, com 17 triunfos contra quatro do rival.

Com a conquista, Wawrinka tornou-se o sexto campeão júnior de Roland Garros a ganhar na chave principal. O último tenista a repetir o feito foi Mats Wilander, em 1988.

Djokovic continua sem vencer em Roland Garros. O sérvio soma agora três vice-campeonatos. Em 2012 e 2014, ele foi derrotado na final por Rafael Nadal. A torcida francesa reconheceu o esforço do tenista com uma longa salva de palmas, que o deixou emocionado com o carinho.


Endereço da página:

Links no texto: