Folha de S. Paulo


Serena é tri em Roland Garros e chega ao 20º Grand Slam na carreira

Serena Williams, 33, precisou mostrar seu melhor tênis para superar a surpresa do torneio, Lucie Safarova, na final de Roland Garros, em Paris.

Neste sábado (6), a norte-americana derrotou a tcheca por 2 sets a 1, com parciais de 6/3 e 6/7 e 6/2.

O triunfo representou o tricampeonato de Serena no torneio. Antes, ela já havia vencido no saibro parisiense em 2002 e 2013. Agora, ela ostenta 20 títulos de Grand Slam em sua carreira.

Além dela, apenas a australiana Margaret Court (24) e a alemã Steffi Graf (22) somaram ao menos 20 taças de Slam em suas trajetórias.

"Conquistar meu 20º título de Grand Slam em Roland Garros é muito especial para mim, porque nem sempre tive tanto sucesso aqui. É como um sonho ter conquistado este título", disse a líder do ranking mundial após a partida.

Serena teve de superar adversidades durante todo o campeonato. Ela perdeu o primeiro set em quatro dos seis jogos que fez até a decisão. Contra sua compatriota Sloane Stephens, na quarta rodada, chegou a estar a três pontos da eliminação.

A jogadora também sofreu com uma gripe que a prejudicou na semifinal contra a suíça Timea Bacsinzky –na qual Serena também perdeu o primeiro set, mas depois reagiu.

Curiosamente, a norte-americana entrou em quadra dominante neste sábado e na primeira parcial encurralou Safarova, número 13 do mundo –que ganhou destaque na competição ao eliminar a campeã de 2014 e segunda colocada no ranking, Maria Sharapova, nas oitavas de final.

A tcheca teve dificuldade para encaixar seu jogo. Com saques precisos e boas devoluções, a favorita conseguiu quebrar o serviço da europeia no quarto game e fechou o primeiro set.

O segundo set começou com mais uma quebra para Serena, dando indícios de que fecharia o jogo com facilidade. Safarova passou então a ser mais agressiva, venceu quatro games seguidos –devolveu duas quebras– e ficou à frente no placar pela primeira vez na partida, com 5 a 4. Após mais uma troca de quebras, Safarova levou a decisão para o tie-break e fechou o set em 7/6.

O último set manteve o equilíbrio entre as duas tenistas. Safarova teve um melhor começo e abriu 2 a 0 sem conceder pontos. Serena buscou a reação, com muita vibração a cada jogada e não deu mais chances para a adversária. Ela venceu todos os games seguintes para fechar em 6/2 e se sagrar campeã.

"Foi muito complicado hoje. Eu estava ficando um pouco nervosa, e Lucie estava jogando cada vez melhor. Ela foi uma adversária magnífica, muito agressiva e sem medo", afirmou a campeã.

Na temporada atual, ela conquistou o hexacampeonato no Aberto da Austrália. Mesmo número de troféus que tem no Aberto dos Estados Unidos. Em Wimbledon, a americana soma cinco vitórias.


Endereço da página:

Links no texto: