Folha de S. Paulo


Mineirinho e Filipinho brigam pelo topo do Mundial de surfe em Fiji

Pela primeira vez na história do Mundial de surfe, uma etapa vai começar com dois brasileiros nas duas primeiras colocações da classificação.

Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, chega a Fiji na liderança da competição, mas com apenas 550 pontos de vantagem sobre Filipe Toledo, 20, que venceu no Rio, no mês passado.

A quinta etapa do Mundial começa neste sábado (6). A primeira chamada será feita às 16h30 (de Brasília).

O evento terá quatro desfalques por contusão (Michel Bourez, Jordy Smith, Brett Simpson e John John Florence), mas nem por isso será fácil para os brasileiros.

A etapa é ainda mais desafiadora que o Rio, pois acontece em ondas maiores e mais pesadas em relação ao evento realizado na praia da Barra da Tijuca, onde Filipinho brilhou com os seus aéreos, manobra em que o surfista salta sobra a onda.

"[Fiji] requer uma leitura mais refinada. Uma boa escolha será fundamental. Tenho surfado esse tipo de onda no dia a dia e isso ajuda a melhorar", disse Filipinho por e-mail à Folha.

No Rio, as ondas são mais irregulares e menores. Em Fiji, são mais consistentes e podem chegar a seis metros de altura, com ótimos tubos. É mais perigoso também, pois quebram em um recife. Um descuido pode significar grandes arranhões.

Em 2014, Gabriel Medina ficou com o título da etapa ao bater na final o americano Nat Young, 23, por 18,40 a 14,77.

"Existem surfistas que têm maior experiência neste tipo de onda, mas isso tem mudado nos últimos anos. [Os brasileiros] têm vencido em etapas com ondas pesadas também", afirmou Filipinho.

E se o paulista de Ubatuba mira o topo do ranking, Mineirinho busca a recuperação, já que foi eliminado na terceira fase da etapa brasileira.

"Fiquei muito decepcionado, não esperava ser eliminado tão cedo [no Rio]. Meu foco total agora é continuar na liderança. A gordura de pontos foi embora e a luta será bem difícil", disse Mineirinho.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: