Folha de S. Paulo


Osorio é apresentado e diz que São Paulo é o maior desafio de sua carreira

O técnico colombiano Juan Carlos Osorio foi apresentado no São Paulo nesta segunda-feira (1º) para o que ele considerou o maior desafio da sua carreira.

"Eu estou muito feliz e muito orgulhoso de chegar ao São Paulo e ao futebol brasileiro. Sempre senti que o futebol brasileiro é o melhor do mundo e considero que a oportunidade do São Paulo é única", afirmou o treinador, ainda mostrando dificuldade para compreender a língua portuguesa.

Para ter sucesso no São Paulo, ele sabe que terá de superar muitas dificuldades, que vão desde a língua até a adaptação dos jogadores a uma nova forma de trabalhar.

Na Colômbia, o técnico é conhecido por ter implementado a "rotación" (rodízio), sistema em que trocava constantemente os titulares dependendo das características dos adversários.

Osorio

"O rodízio não é um princípio de jogo, é um princípio de vida. Em um grupo de trabalho, todos devem ser igualmente importantes. Nas finais e analisando o elenco, se vê que existem jogadores mais influentes que outros. Entendo o prestígio dos jogadores do São Paulo, mas sempre vou tentar errar o mínimo possível nas escalações, escolher sempre o time pensando no rival e dar oportunidade para todo o grupo", afirmou Osorio, destacando que tentará dar oportunidades aos jogadores mais jovens na equipe.

Para isso, ele terá a ajuda do técnico Milton Cruz. O coordenador técnico, que vinha atuando como interino, será auxiliar de Osorio durante sua adaptação ao São Paulo. Depois disso, ele passará a ajudar o treinador a fazer a transição de jovens atletas do time sub-20 para o profissional.

Milton Cruz ainda deverá comandar o São Paulo no clássico desta quarta-feira (3), contra o Santos, já que Osorio ainda aguarda a emissão do seu visto de trabalho no Brasil. A expectativa é que ele estreie no comando da equipe no jogo do próximo sábado (6), contra o Grêmio.

Editoria de Arte/Folhapress

REVOLUCIONÁRIO

Osorio é considerado um revolucionário no futebol colombiano. Com seus novos métodos, conseguiu levar o Atlético Nacional à conquista de três títulos colombianos em sequência, além de duas Copas da Colômbia.

Revolução que o presidente Carlos Miguel Aidar espera que o treinador faça também no Brasil.

"O São Paulo queria mudar, queria uma coisa diferente, mais voltada à formação científica do futebol. Não tenho a menor dúvida de que ele vai mudar a cara do futebol brasileiro, é a aposta que nós temos", disse, destacando que a diretoria dará tempo para que o treinador se adapte ao país.

Osorio é formado em Ciências do Exercício Físico e Rendimento Humano pela Southern Connecticut State University, dos Estados Unidos. Após passar seis anos como auxiliar técnico do Manchester City, assumiu seu primeiro trabalho como treinador no Millonarios (COL). Depois de uma passagem pelo futebol dos EUA, dirigiu o Once Caldas (COL), o Puebla (MEX) e o Atlético Nacional (COL).


Endereço da página:

Links no texto: