Folha de S. Paulo


América do Sul não vai perder vaga na Copa, diz presidente da Conmebol

Passada a reeleição de Joseph Blatter, o presidente da Conmebol, Juan Angel Napout, afirmou nesta sexta-feira (29) que está acertada a manutenção da quinta vaga na repescagem da Copa do Mundo para as seleções sul-americanas.

Oficialmente, a vaga será debatida em reunião do comitê executivo da Fifa neste sábado (30).

Muito feliz e distribuindo abraços, o cartola disse que todos os membros do comitê executivo da Fifa acordaram em manter a vaga, que é disputada por meio de repescagem.

"O presidente Blatter falou: 'não se mexe na Copa do Mundo'. E todos os membros do comitê executivo confirmaram que vão manter a vaga", disse Napout.

O dirigente já havia afirmado, antes do resultado final da eleição, que iria brigar para não perder a chance de uma quinta vaga na Copa.

"Minha vida é amanhã [sábado]. A gente veio aqui só com um propósito: estar lá", afirmou o cartola paraguaio, durante o congresso da Fifa, em Zurique.

A maioria das confederações continentais presentes à Suíça está contra a Conmebol, entidade que dirige o futebol sul-americano. A mudança já valeria para a Copa na Rússia, em 2018.

A América do Sul tem hoje quatro seleções garantidas e pode indicar outra para brigar com Oceania, Ásia ou América Central por duas vagas que sobram.

A mudança nas regras é uma antiga reivindicação desses outros três continentes e da Europa, que consideram desproporcional o espaço dado aos sul-americanos.

"Nós queremos só jogar [a repescagem], seja qual for o país", disse Napout.


Endereço da página:

Links no texto: