Folha de S. Paulo


Catarinense se torna sucessor de Del Nero na presidência da CBF

O banimento de José Maria Marin, 83, do futebol, anunciado pela Fifa, mudou a linha de sucessão da CBF.

Agora, em eventual saída de Marco Polo Del Nero, quem assume é Delfim de Pádua Peixoto, 74, que preside a Federação Catarinense de Futebol há sete mandatos. Segundo o estatuto da CBF, se um presidente deixar o cargo, o vice mais idoso assume até o término do mandato.

O comitê de ética na Fifa proibiu provisoriamente o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e outros dez envolvidos no escândalo de corrupção entre dirigentes e empresas de marketing e transmissão esportiva de exercerem qualquer atividade ligada ao futebol.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (27) pelo presidente da câmara decisória do comitê de ética, Hans-Joachim Eckert, com base nas investigações conduzidas pela Justiça norte-americana.

"As acusações estão claramente relacionadas com o futebol e são de natureza tão grave que era necessário tomar uma ação rápida e imediata. O processo seguirá o seu curso de acordo com o código de ética da Fifa", afirmou Eckert.

Apesar de não ser mais o mandatário da CBF, Marin ainda ocupa a vice-presidência da entidade e é membro do comitê organizador do futebol na Olimpíada. Ele terá de deixar esses dois cargos.

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, deixou a Suíça nesta quinta-feira (28) para tentar desarticular a provável instalação de uma CPI que o terá como alvo.

Marcelo Pliger/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: