Folha de S. Paulo


Leia perguntas e repostas sobre a operação que deteve cartolas na Suíça

A polícia suíça realizou nesta quarta-feira (27), a pedido das autoridades dos EUA, uma operação surpresa para deter seis dirigentes da Fifa investigados por corrupção e com mandados de extradição. Entre os detidos está o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que deixou a entidade em abril.

Leia abaixo perguntas e respostas sobre a operação:

1 - Quem foi preso na operação desta quarta (27)?
No total, oito dirigentes ou ex-cartolas ligados a Concacaf e Conmebol, entidades que controlam o futebol nas Américas, foram detidos, inclusive o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e um vice da Fifa, Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman.

2 - Por que esses dirigentes foram presos?
São acusados de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro em contratos comerciais de patrocinadores e venda de direitos de transmissão selados por suas entidades.

Editoria de Arte/Folhapress

3 - Por que Joseph Blatter, presidente da Fifa, não foi preso? E Marco Polo del Nero, presidente da CBF?
Por ora, não há comprovação de que Blatter tenha ligação direta com os escândalos de suborno em contratos comerciais que foram apresentados a público pela Justiça dos EUA. Já Del Nero, mandatário da CBF, aparece nos documentos da investigação, mas não tem seu nome citado e é identificado apenas por um número.

4 - No total, quanto dinheiro foi desviado por cartolas?
A denúncia fala em cerca de US$ 150 milhões (R$ 317 milhões), mas leva em conta só transações que passaram pelos EUA. É provável que o valor seja muito maior.

5 - Por que o caso pode ser classificado como corrupção se envolve apenas entidades privadas?
De acordo com a legislação dos Estados Unidos, irregularidades em transações entre empresas também são consideradas atos de corrupção.


Endereço da página:

Links no texto: