Folha de S. Paulo


'Freguês' de brasileiros, River tenta superar o Cruzeiro na Libertadores

Nesta quarta-feira (27), o River Plate tem uma desvantagem histórica para reverter no Mineirão contra o Cruzeiro. Além de ter perdido por 1 a 0 no jogo de ida em Buenos Aires, os argentinos são 'fregueses' históricos dos brasileiros em competições regionais.

Das 14 partidas entre River e Cruzeiro, os mineiros venceram 11, enquanto os argentinos saíram com três vitórias –todas em seus domínios. Todos os últimos cinco confrontos foram vencidos pelo time de Belo Horizonte.

O Cruzeiro conquistou três títulos após vitórias sobre o River Plate: a Libertadores de 1976, a Supercopa de 1991 e a Recopa de 1998.

Na Libertadores, os argentinos costumam sofrer contra os times brasileiros.

O River foi eliminado em três semifinais do torneio por brasileiros: Vasco (1998), Palmeiras (1999) e São Paulo (2005). Em 2002, saiu da competição após perder para o Grêmio nas oitavas de final.

O Corinthians foi o clube brasileiro que mais passou por apuros diante dos argentinos: foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores em duas ocasiões. Em 2003, com D'Alessandro como armador do time argentino, foram duas derrotas por 2 a 1. Três anos depois, o atacante Higuaín marcou dois gols no Pacaembu e garantiu a classificação após vitória por 3 a 1.

O River Plate é bicampeão da Libertadores, tendo conquistado títulos em 1986 e 1996.

Recuperados de lesão, os meias Gabriel Xavier e Alisson foram relacionados pelo técnico Marcelo Oliveira, que deve escalar o Cruzeiro com Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Mena; Willians, Henrique, Arrascaeta, Marquinhos e Willian; Leandro Damião.

EM BUSCA DA VIRADA

Derrotado pelo Santa Fé no jogo de ida na Colômbia, o Internacional precisa de uma vitória por dois gols de diferença no Beira-Rio para se classificar às quartas de final. Uma vitória simples por 1 a 0 leva a decisão aos pênaltis, enquanto o empate dá a vaga ao adversário.

O time gaúcho segue em busca do tricampeonato da Libertadores, feito que o colocaria na elite dos clubes brasileiros no torneio. Santos (1962, 1963 e 2011) e São Paulo (1992, 1993 e 2005) são os únicos times do país que levaram em três ocasiões o título da competição.

A conquista do tricampeonato coroaria a ascensão do Internacional no século 21.

Impulsionado pela revelação e posterior venda de diversos jogadores talentosos (Nilmar, Rafael Sóbis, Alexandre Pato, Luiz Adriano, entre outros) e o crescimento de seu programa de sócio-torcedor (o maior do país), o Internacional montou elencos competitivos e conquistou 11 dos últimos 15 Campeonatos Gaúchos, foi três vezes vice-campeão brasileiro, além de campeão do Mundial de clubes da Fifa (2006).

A principal dúvida do treinador uruguaio Diego Aguirre está no setor ofensivo. Com Lisandro López, Nilmar, Eduardo Sasha e Valdívia à disposição, ele adiantou que um deles iniciará a partida no banco de reservas.

"Todos estão em boa fase e motivados", declarou.

O Inter provavelmente entrará em campo com Alisson; William, Ernando, Juan e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Nilmar.

RETROSPECTO CRUZEIRO X RIVER PLATE

Final da Libertadores de 1976
Cruzeiro 4x1 River

River 2x1 Cruzeiro

Desempate: Cruzeiro 3x2 River

Final da Supercopa de 1991
River 2x0 Cruzeiro

Cruzeiro 3x0 River

Quartas de final da Supercopa de 1992
Cruzeiro 2x0 River

River 2 (4) x 0 (5) Cruzeiro

Quartas de final da Copa Mercosul de 1998
River 1x2 Cruzeiro

Cruzeiro 2x0 River

Final da Recopa de 1998
Cruzeiro 2x0 River

River 0x3 Cruzeiro

Fase de grupos da Copa Mercosul de 1999
Cruzeiro 2x0 River

River 0x3 Cruzeiro

Quartas de final da Libertadores de 2015
River 0x1 Cruzeiro

NA TV

19h30 - Internacional x Santa Fé - Fox Sports

22h - Cruzeiro x River Plate - Globo (para MG e RS), Fox Sports e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: